Casas minimalistas por Coletivo de Arquitetos

Casa com fachada simples, mas um interior de sonho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Desembarcamos hoje, em Sergipe, no Brasil, para lhe mostrar uma casa tradicional de 150 m² simplesmente encantadora. Localizada na cidade de Aracajú, a Residência Pátio Aruana, projectada pelos arquitectos do gabinete Coletivo de Arquitetos, destaca-se pela sua forma simples, pela sua organização espacial em torno de um pátio central que serve para filtrar a luz natural e para ventilar os ambientes e exibe ainda plantas tropicais exuberantes e um painel de cerâmica queimada.

Curioso para desvendar todos os ângulos desta encantadora casa? Então, veja as imagens que nos foram disponibilizadas e inspire-se. 

Fachada principal

A casa caracteriza-se pela forma e volumetria simples marcada pelo desenho da estrutura composta por empenas estruturais, pórticos de betão e tesouras de madeira, num esforço de síntese construtiva e, claro, de redução do custo da obra. 

Uma das principais vantagens deste sistema construtivo adoptado pela equipa de arquitectos é que após o término da construção da estrutura é previsto que boa parte das partições externas e internas da moradia sejam executadas com painéis leves de vidro, esquadrias, biombos e brise-soleils de madeira, soluções que também resultam em economia e facilidade de execução.

Painel de madeira

Uma das partições já executada é o painel de madeira com plantas trepadeiras que divide a garagem, espaço semi-privado, do espaço do pátio central, um espaço privado que pedia, portanto, um maior nível de privacidade. Para além de garantir a privacidade dos moradores, o painel de madeira dialoga com as placas de OSB, com as peças aparentes da cobertura e com o piso em pedra da garagem, dando um toque rústico ao edifício. 

Técnica construtiva

De acordo com os autores do projecto, a casa foi desenvolvida em três módulos distintos e interligados. A residência possui as áreas sociais, a área de serviços e a área íntima, separadas espacialmente. O módulo de serviços é executado completamente numa estrutura de betão com uma cobertura constituída por uma laje plana. Essa laje permitiu a execução de uma plataforma técnica horizontal que abriga duas caixas de água. Os módulos correspondentes às áreas sociais e às áreas íntimas possuem uma estrutura mista composta por pórticos de betão que ancoram coberturas estruturadas por tesouras de madeira.

Cozinha

cozinha é inundada por luz natural e possui boas condições de ventilação natural porque se abre para o corredor lateral e, principalmente para o pátio central, tirando proveito da luz natural e da ventilação cruzada. A bancada de granito da pia dobra-se em direcção ao parapeito da janela, servindo de suporte para objectos e acrescentando funcionalidade à cozinha.  

Sala de jantar

A cozinha e a sala de jantar estão separadas por um painel envidraçado de superfícies translúcidas que permite a passagem da luz, mas impede a visibilidade. O mobiliário é discreto, mas elegante e em harmonia com o conjunto arquitectónico e com os materiais de acabamento. A mesa de jantar tem suporte de madeira e tampo de vidro e um candeeiro suspenso com abajur de cor preta complementa a decoração do ambiente. O destaque é a total integração com o pátio central, ligado à área social através de generosos painéis envidraçados.

Pátio central

Residência Pátio Aruana foi projectada num único piso e possui os seus espaços voltados para um pátio central concebido para fornecer luz e ventilação natural aos espaços interiores. Nesse pátio, para além do paisagismo com espécies tropicais, o projecto previu um um painel artístico de cerâmica queimada para revestir parte de um volume edificado no espaço. Esse painel recupera simbolicamente uma prática construtiva comum das residências coloniais e do modernismo brasileiro que fazia uso de ladrilhos cerâmicos para a protecção de fachadas contra as intempéries típicas de zonas litorais, combinando beleza e funcionalidade.

Veja mais fotos desta casa incrível:

O que achou deste projecto? Tem algum detalhe que aprecie em particular? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!