Banquetas: peças decorativas e funcionais!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Banquetas: peças decorativas e funcionais!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
BE - Loft Casas de banho ecléticas por Ana Rita Soares- Design de Interiores Eclético
Loading admin actions …

As banquetas. Pode usá-las para decorar, pode usá-las como apoio. Pode levá-las para qualquer divisão da casa. Na sala, serão úteis para uma longa noite à lareira ou para repousar os pés. No quarto, pode colocá-las ao fundo da cama. Na casa de banho, servem de apoio a todos os seus apetrechos. No escritório, por que não complementar a banqueta com uma bela poltrona? 

Um móvel tão pequeno, mas tão grande em funções. No artigo de hoje, dedicamo-nos exclusivamente a ele e mostramos-lhe como o enquadrar em diferentes divisões com propósitos, também eles, distintos. 

No closet ou corredor

Já por aqui insistimos na ideia de que o corredor e o hall de entrada não têm que ser entregues ao caso só por serem uma divisão de passagem e não de estar. Admitimos, porém, que não é fácil encontrar móveis ou elementos decorativos que os encham de graça, mantendo-lhes a funcionalidade e a facilidade no que toca à circulação. Por ser uma peça baixa e pequena ou longa e estreita, a banqueta é uma boa opção para adorar partes da casa mais exíguas. Neste caso, encontramo-la ao fundo de um closet que se desenha sob o comprido, assemelhando-se a um corredor. A banqueta, ladeada por um espelho de corpo inteiro e um candeeiro de pé, integra o conjunto perfeito para calçar os sapatos e dar uma última vista de olhos no espelho antes de sair de casa!

Na casa de banho

Quando saímos do banho, queremos tudo à mão. A toalha ou o robe à nossa espera, o creme de corpo ou a roupa que vamos usar. A colorida banqueta nesta decoração da designer de interiores Ana Rita Soares mostra-nos o quão útil é uma peça destas numa divisão tão inesperada como a casa de banho. Aqui cumpre, essencialmente, um papel funcional de apoio ao duche, mas o seu tecido colorido acaba por fazer dela um elemento que dá cor e vida ao espaço. 

À lareira

Apartamento em Sintra Salas de estar modernas por MUDA Home Design Moderno
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Estas duas banquetas em madeira rendilhada compõem o recanto da lareira deste apartamento, em Sintra. A beleza estética é evidente, mas o que nos apela particularmente é a ideia de nos podermos sentar numa banqueta junto à lareira a aquecer as mãos num dia frio de Inverno. Se tem aí por casa estas peças, por que não inspirar-se nesta imagem e dar-lhe um acabamento em decapê entre o dourado e o branco? É, sem dúvida, uma combinação elegante que valoriza, do ponto de vista decorativo, qualquer espaço.

Numa decoração rústica

Uma banqueta em verga é ideal para uma casa de campo e para uma decoração de características mais rústicas. Alia o sentido estético ao funcional pelo que serve, ao mesmo tempo, um propósito decorativo e prático, podendo funcionar como banco, mesinha de apoio em relação à mesa principal ou apenas como mero objecto de complemento da decoração. Apesar de não ser um material considerado nobre, a verga é muito resistente sendo, por isso mesmo, uma excelente escolha para a construção de um objecto desta natureza.

Como mesa de cabeceira

Num quarto como o da imagem onde várias peças se destacam – como o candeeiro de pé, o grande espelho a encabeçar a lareira ou a cama pela sua disposição diagonal – por que não usar uma discreta banqueta como mesa de cabeceira? Esta ideia, para além de original, é também económica. Afinal basta reaproveitar um banco que tenha aí por casa, pintá-lo – ou deixá-lo tal como está – e dar-lhe um novo desígnio. 

O suporte dentro do duche

Contemporary bathroom Casas de banho modernas por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Contemporary bathroom

Staging Factory

Na imagem, uma casa de banho em Lisboa, pelas mãos da Home Staging Factory onde encontramos uma forma original de decorar com recurso a uma banqueta. Em vez de utilizarmos os tradicionais suportes para o gel de banho e champô, por que não colocar uma banqueta dentro do polibã que sirva esse desígnio? É, inegavelmente, um detalhe que chama a atenção e, claro, pode sempre usá-la para se sentar a pensar na vida. Esta é uma daquelas ideias que, possivelmente, não nos ocorreria se não a víssemos materializada pelas mãos dos melhores profissionais. E por falar em ideias interessantes, repare, também, na cadeira antiga estofada a veludo colocada ao pé da janela. Quão bonito é este pormenor a contrastar com a modernidade da divisão? Adoramos.

Clássica

Boyd Pearl por ORCHIDS LOFT Clássico
ORCHIDS LOFT

Boyd Pearl

ORCHIDS LOFT

A Boyd Pearl desenhada pela Orchids Loft é um objecto de linhas suaves, elegantes e clássicas. Encaixaria, por isso, bem na sua casa. Se a sua decoração é moderna, a banqueta surgiria enquanto elemento de contraste. Se é, por exemplo, rústica, elevaria o conjunto a um nível mais elegante. Se é industrial, seria uma peça inesperada. Versatilidade não lhe falta. Para além disso, é pequena e qualquer cantinho lhe assenta seja ele aos pés da cama, num closet ou à lareira. A parte almofadada empresta-lhe conforto e o ar aconchegante que tão importante é numa casa. 

Que nem Carrie Bradshaw

Closets modernos por homify Moderno

Aqui têm, meninas. Eis a prenda que podem pedir ao Pai Natal e não se esqueçam de avisar que os sapatos têm que vir incluídos. Digam lá se uma banqueta com um espaço de arrumação para sapatos por baixo não vinha mesmo a calhar? Vinha, pois. Espaço para organizar os acessórios nunca é demais. Poderia colocá-la no closet ou aos pés da cama e na hora de se vestir teria o seu calçado mesmo à mão. Pense no assunto. Mesmo que não encontre uma peça igual a esta, pode sempre arregaçar as mangas e fazer um “DIY”. Arranje uma banqueta simples e acrescente-lhe uma prateleira por baixo!

Aos pés da cama

A banqueta é um objecto que aparece regularmente nos quartos devidamente posicionado ao fundo da cama. Na imagem, vemos o exemplo perfeito de uma banqueta clássica forrada a couro e decorada, ela própria, com almofadas coloridas tornando-se um prolongamento da cama e da sua decoração. Para além do evidente valor estético que lhe está inerente, é útil enquanto apoio. Pode, até, optar por uma banqueta com arrumação e assim tem mais um sítio para arrumar roupa de cama e almofadas.

Enquanto mesa de centro

Living Room Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Living Room

homify

Não faltam ideias originais no que concerne à escolha de uma mesa de centro. Há quem opte por peças verdadeiramente esculturais ou quem tão-somente reutilize  simples paletes em madeira. Deixamos-lhe, ainda, outra opção em jeito de desafio à tradicional mesa de centro. É a banqueta, claro está. Para além de mesa de café, pode servir, também, como repousa pés. Se preferir, pode estofá-la com um tecido dentro dos mesmos tons que o do sofá ou escolher um padrão mais vibrante que marque um contraste.

Já tinha pensado na utilidade deste móvel? E no quão bonitos ficam numa divisão? Qual destes escolheria? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!