Terraços  por Taller Estilo Arquitectura

9 inspiradoras churrasqueiras e cozinhas ao ar livre

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Não vai, certamente, negar que desfrutar de uma boa refeição, de uma reunião com amigos e até de um momento de leitura ao ar livre é sempre prazeroso, sobretudo em épocas de maior calor. A pensar nisso, decidimos deixar-lhe algumas ideias para que possa levar a sua cozinha até ao espaço exterior da casa e usufruir de deliciosas refeições e de refrescantes bebidas sem ter que estar constantemente fora e dentro a transportar tudo o que precisa. 

Por que não aproveita o seu tempo livre e algumas poupanças para criar uma cozinha própria para exterior? Se com esta introdução já lhe chamamos a atenção, então com as dicas que se seguem, vai ficar cheio de ideias e vontade de colocar mãos à obra.

​1. No terraço: estilo rústico com toques modernos

Jardim  por Blastcool
Blastcool

Blastcool GSP2H Outdoor Cooler

Blastcool

No que a necessidades diz respeito, para uma cozinha ao ar livre necessitará de pensar muito bem na ventilação e na tubagem do fogão. Uma alternativa bastante boa é optar por elementos simples e paredes pequenas. Depois de resolvida esta questão, resta equipar o espaço com mesas e cadeiras e desfrutar desta mistura entre cozinha e natureza. 

Atenção ao tecto

Jardim  por Blastcool
Blastcool

Outdoor Cooler

Blastcool

Se tem a sorte de ter um pátio ou um terraço grande não terá tantas dificuldades para instalar a sua cozinha que pode ocupar todo o espaço ou ser colocada a um canto. Um bom projecto e um ambiente simples e elegante ajudarão a uma relação mais íntima entre a sus cozinha de exterior e o seu jardim, criando um ambiente muito mais fresco e campestre.

​2. Cozinha moderna e profissional

Se gosta de cozinhar e, mais do que uma necessidade, vê essa tarefa como um momento de criatividade e de relaxamento, poderá converter uma parte do seu jardim ou terraço numa cozinha ao ar livre. Na imagem que aqui lhe apresentamos pode ver um exemplo perfeito de um espaço funcional e moderno que tem tudo para funcionar: tons neutros, espaços precisos, amplos e confortáveis.  Não se esqueça que, mesmo sendo ao ar livre, todas estas características são essenciais para a cozinha. Afinal de contas, este espaço deve servir principalmente para realizar a arte de cozinhar da melhor forma possível.

​3. Uma cozinha fácil de criar e perfeita para todas as estações

Não devemos esquecer que ao criar uma cozinha exterior, devemos estudar cuidadosamente as condições climatéricas da região. Se depois deste processo chegar à conclusão de que pode avançar com a construção, faça-o a partir de materiais extremamente resistentes e proteja-os com algum tipo de cobertura. Além disso, projecte o espaço de forma a que este esteja perto da cozinha interior: desta forma a circulação é facilitada e a funcionalidade aumenta consideravelmente.

​4. Uma cozinha coberta por um tecto muito alto

Para que não pareça que a sua cozinha se encontra protegida, embora na verdade esteja, pode-se inspirar nesta ideia de tectos muito altos. Com esta solução garantirá um espaço mais aberto, mas que estará sempre seco nos dias de chuva e protegido do sol nos dias de calor mais intenso. Um conselho extra para este estilo de construção passa por não deixar que o tecto seja um elemento à parte da construção. Inclua-o no espaço instalando candeeiros e outros elementos decorativos.

5. inspiração campestre em sua casa

Se gosta de soluções muito tradicionais, não há razão para que altere essa ideia quando desejar criar uma cozinha exterior. Acima de tudo, estas tendências campestres e rústicas são perfeitas para que coloque mãos à obra e seja você mesmo a criar partes integrantes do projecto. Uma parte importante deste conceito são as fronteiras quase nulas entre o jardim e a cozinha que está a construir: instalar um piso diferente, um bom grelhador, uma zona de refeições e um balcão é mais do que suficiente. Inspire-se no belo projecto que aqui publicamos e perceba como não precisa de muito para ter um espaço extremamente funcional.

6. Um forno a lenha tradicional e fabuloso

Com formas onduladas, ideal para ser instalado num canto especial do seu terraço ou jardim, este forno proporcionará excelentes refeições e acrescentará valor ao espaço exterior.

7. Quando a cozinha comunica com o terraço

Uma opção interessante para quem quer ter uma cozinha ao ar livre é construí-la de forma a que exista uma comunicação directa com o terraço da casa. As portas deslizantes de vidro serão a escolha ideal para permitir a fusão entre o interior e o exterior, ao mesmo tempo que marcam uma barreira – física, mas não visual – entre os espaços e ambientes.

8. Com balcão incluído

Um dos aspectos a considerar quando se deseja ter uma cozinha no exterior é ter uma limpeza adequada, pois estar fora do espaço interior da casa não significa descuido. Afinal de contas, mesmo estando no espaço exterior, estamos perante uma área que serve para cozinhar e para fazer refeições e que, por isso mesmo, deve ser imaculado. Uma coisa que pode ajudar a levar a cabo esta ideia é instalar móveis e equipamento que não absorva tanta sujidade e que possua uma estrutura fácil de limpar. Desta forma a manutenção do espaço e da sua beleza será mais fácil.

9. cozinha e terraço que têm tudo

Encerramos este livro de ideias com uma solução que oferece a conexão perfeita entre a cozinha e o jardim. Tudo passa por utilizar uma decoração que se adeque na perfeição ao estilo do exterior: só assim existirá concordância e harmonia entre os ambientes. Estando presente essa harmonia, resta-lhe desfrutar de deliciosas refeições na companhia dos amigos e da família.

De qual destas cozinhas ao ar livre ou churrasqueiras mais gostou? Deixe-nos o seu feedback! 
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!