Jardins rústicos por Vida de Vila

9 inspiradores pátios para inspirar o seu

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Já chegou a altura das férias e nada melhor do que desfrutar de momentos ao ar livre no pátio de sua casa. Pode repousar, apanhar sol, fazer churrascos ou passar momentos sozinho a ouvir música ou a ler o que também sabe sempre bem. Este espaço pode converter-se num verdadeiro oásis se usar os elementos correctos e aproveitar cada centímetro com inteligência. Não é preciso ter muito dinheiro. Pode valer-se dos elementos de que já dispõe para criar uma área muito agradável. 

Pensando em si, decidimos reunir algumas ideias para pátios geniais que inspirarão, por certo, o seu. O mais importante é que se identifique com esta zona e que use materiais resistentes. 

Sem mais delongas, vamos ver os pátios.

O melhor para receber visitas é… ter uma sala no jardim!

A melhor área para organizar uma festa ou um convívio em sua casa será sempre o pátio ou o jardim e terraço. E que melhor maneira de receber os convidados senão com uma cómoda sala de estar ao ar livre?

Antes de executar qualquer projecto, aproveite todo o espaço para incluir várias áreas numa. Pense em grande!

Jardins rústicos por Vida de Vila
Vida de Vila

Área externa

Vida de Vila

Este espaço não tem apenas que ser para a piscina. Pode colocar uns sofás de esquina, espreguiçadeiras e uma mesa para fazer refeições ao ar livre. Se tiver ainda uma área desocupada, considere a adição de um bar ou de um espaço para se exercitar. 

Um pátio de sonho é o que tem tudo

O ideal é que o pátio de sua casa seja multifuncional e nele caiba não só a piscina, como também uma zona para reuniões familiares com espaço suficiente para muitos convidados e cómodas cadeiras e mesas de jardim.

Se não tem muito espaço disponível, crie um pátio de conceito aberto e deixe que se una com o interior de sua casa

É tudo uma questão de saber dar uso ao espaço e planeá-lo devidamente segundo alguns critérios como a incidência do sol, proximidade em relação à casa, exposição para o exterior, entre outros. Use bons materiais e escolha móveis práticos. Não se esqueça do seu estilo particular. 

Opte por trepadeiras e jardins verticais para decorar as paredes

Para uma abordagem mais boémia, acolhedora e natural, propomos-lhe o uso de madeira no piso, nos móveis e em torno da piscina. E com a madeira, nada melhor do que a natureza a trepar as paredes, enchendo-as de vida e de cor. 

Os espaços fechados são sempre necessários para se proteger do clima

Embora nos tenhamos estado a referir aos meses mais quentes, também podemos desfrutar do pátio durante uma temporada de frio. Para tal, basta existir uma área resguardada o suficiente para resistir às mudanças climáticas. Inspire-se nesta proposta dos arquitectos mexicanos do gabinete Juan Carlos Loyo Arquitectura

Cubra as paredes com plantas

Se a vedação do seu pátio não é particularmente apelativa, pode melhorar a estética do espaço, colocando arbustos ou trepadeiras que cresçam e cubram toda a parede. Pode até acrescentar flores coloridas para obter mais variedade. 

Aproveite a paisagem

Jardins clássicos por homify

Nem todos têm a sorte de ter um pátio com uma paisagem bonita. Se é um desses privilegiados, o design do local deve desenvolver-se em torno disso. 

Não se esqueça da iluminação!

A iluminação é, sem dúvida alguma, um elemento fundamental. Pode jogar com ela para dar um aspecto único ao pátio, seja com candeeiros suspensos, candeeiros de pé ou com globos espalhados pelo chão. Se adicionar luzes coloridas o resultado será estupendo.

Vai pôr em prática alguma das nossas ideias? Diga-nos o que achou deste artigo! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!