Jardins modernos por ATMOSPHERA | Soul of Outdoor

7 ideias para criar um jardim perfeito

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Inglês ou selvagem, pequeno ou grande, cuidado e elegante ou rústico e campestre: cada jardim tem um enorme potencial que, na maioria dos casos, está inexplorado. Saber criar um jardim com gosto, sem descurar o lado prático é, sem dúvida, uma arte que exige foco e dedicação. Entre plantas e mobiliário, piscinas e zonas de churrasco, eis sete ideias a ter em mente para criar um ambiente perfeito ao ar livre. 

1. Uma zona de churrasco

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Добрая

Barbecue

O que não pode faltar num jardim de sonho? Seja ele pequeno ou grande, é sempre uma mais-valia ter uma área de churrasco. Pode optar por construir uma estrutura mais sólida como a que vê na imagem que inclui até chaminé ou optar por um grelhador portátil ou suspenso na parede. Hoje em dia, não faltam boas opções no mercado que se adaptam aos mais variados orçamentos e circunstâncias. 

2. Zona de estar e zona de jantar

Inevitável num jardim perfeito é, sem dúvida, uma zona de estar com cadeiras e sofás confortáveis, mesa de café e de apoio para desfrutar das noites de Verão na companhia dos amigos e da família. Para tornar esta área ainda mais completa, insira uma mesa e cadeiras para fazer as suas refeições ao livre durante os meses mais quentes. Não se esqueça de instalar bons pontos de luz para o seu oásis ser funcional mesmo ao cair da noite.

3. A pérgola

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Gestell Anbaupergola SYDNEY

homify

Prático e esteticamente agradável, a pérgola introduz um conceito fundamental no ambiente de exterior: repouse, mas faça-o protegido do sol ou do mau tempo. Seja ela pré-fabricada ou criada ad hoc, é importante tirar bem as medidas e escolher um estilo que vá ao encontro do estilo do jardim e do mobiliário que vai resguardar. As pérgolas mais comuns são feitas em madeira com uma cobertura em tela ou PVC, enquanto as mais complexas usam lâminas comandadas por controlo remoto.

4. Complementos e acessórios

Depois de escolher os principais elementos do seu jardim, pense em personalizá-lo através da adição de vasos, velas, canteiros, almofadas coloridas, entre outras coisas. Para tal, pode até fazer uso da sua imaginação e dotes manuais e dedicar-se a um projecto de DIY (Do It Yourself). Desta forma, não só se diverte, como também acrescenta um toque muito pessoal ao seu espaço exterior.

5. Abrir caminhos

Por entre o relvado, plantas e arbustos, um truque que vai fazer toda a diferença é abrir pequenos caminhos ou trilhos de pedra, madeira ou gravilha que tornem o jardim mais funcional e esteticamente interessante. Para além disso, estes caminhos servem para criar áreas diferentes o que, visualmente, faz toda a diferença uma vez que tornam o conjunto mais dinâmico pela alternância de cores e de materiais. 

6. Casa de apoio em madeira

Jardim  por Onlywood.it
Onlywood.it

Casetta da giardino Vaniglia colorata

Onlywood.it

Uma casa de apoio em madeira é sempre actual e útil para armazenar ferramentas ou resguardar o mobiliário para a temporada de Verão, ao longo do Inverno. Escolha uma cor que se adapte ao ambiente para que esta pequena casa de apoio se harmonize com o jardim e não surja enquanto o elefante no meio da sala.

Na imagem, um projecto da firma de acessórios para jardim Onlywood.it.  

7. Um espelho de água

Piscinas mediterrânicas por italiagiardini
italiagiardini

Piscina e giardino

italiagiardini

A cereja no topo do bolo é, sem dúvida, uma piscina, sobretudo se mora numa região quente onde os dias de calor são mais do que os de frio. Mesmo que não seja muito grande, a piscina permite que se refresque e traz o elemento água para o jardim. 

Acha o seu jardim completo ou vai acrescentar-lhe alguma destas ideias? Diga-nos o que pensa fazer.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!