Casas minimalistas por Laboratorio Mexicano de Arquitectura

Não acreditará no antes e depois destas fachadas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se gosta de ver remodelações, então este livro de ideias é para si. Vamos mostrar-lhe três fachadas de casas de dois andares cujo estado original não satisfazia os proprietários. As moradias estavam em mau estado ou, simplesmente, não reflectiam as tendências e os estilos do momento. 

Estas surpreendentes remodelações trabalharam as melhores qualidades de cada projecto de forma a fazer as casas sobressair e reflectir o estilo pessoal dos donos. Com materiais novos, uma geometria harmoniosa e uma arquitectura moderna, as transformações ficaram irreconhecíveis.

Ora veja lá.

1. Antes: aborrecida e monótona

Ainda que com uma frente de proporções decentes e uma grande liberdade para desenhar, a fachada que observamos na imagem acima é aborrecida tanto pela sua cor, como pelo seu mau estado. A cor verde faz com que se assemelhe a uma prisão ou a um quartel. A tonalidade escolhida não é em nada alegre, fresca ou moderna. Mas, o potencial estava lá. Vamos ver como ficou.

Depois: uma mudança sensacional

Sim, é a mesma casa. Incrível, não acha? O aspecto da moradia em nada se assemelha ao passado. O edifício surge agora pintado com cores vivas, tem dinamismo e faz um aproveitamento total dos dois níveis. O contraste das cores vibrantes no piso superior, onde nasceu um adorável terraço resguardado com uma pérgola, harmoniza-se com a sofisticação do portão de linhas horizontais que traz um jogo de texturas, de luz e de sombras e permite que entre luz na garagem. Se a garagem tivesse uma porta completamente fechada, o resultado não seria o mesmo. Não concorda?

2. Antes: tradicional

A típica casa. Telhado em cerâmica, cores neutras e muita privacidade. Não era, de todo, desagradável, embora fosse um tanto ou quanto convencional e, por isso, não chamava muito a atenção. Para além disso, a porta da garagem escura pesava no conjunto e fechava a casa em demasia em relação ao exterior. Vejamos como ficou a casa após a intervenção dos arquitectos do gabinete Cenit Arquitectos

Depois: moderna e luminosa!

Renovada e luminosa. A nova proposta para a fachada desta vivenda modificou tanto o muro de acesso, como a casa em si, tendo-se incluído jogos de luzes e novas texturas naturais graças ao uso de revestimentos em pedra. A geometria está presente nos portões sólidos que dão acesso à casa. Repare que, à semelhança do projecto interiores, também se optou por portas com ripas horizontais, muito menos pesadas e muito mais modernas. Os volumes brancos contrastam com a pedra que marca volumes distintos.

3. Antes: Fechada e sem vida

A ampla fachada que observamos na imagem superior é antiga e tem pouco carácter em termos arquitectónicos. Conta com um tom bege em quase toda a superfície e com toques em ocre nas varandas. Uma combinação pouco atractiva. Tendo ainda espaço para um jardim frontal, esta casa não aproveita em absoluto a sua volumetria para se destacar. Mas, isso era antes.

Depois: com classe e elegante

Imponente e luxuosa, assim é a casa que víamos após a remodelação. No sentido de se realçarem as formas e a volumetria da moradia, as divisões evidenciam-se com grandes volumes revestidos por pedra natural, assim como a entrada para peões, graças ao umbral criado no acesso.

O uso de luz em pontos-chave tornou a fachada mais cálida, fazendo sobressair as suas texturas e tornando a casa mais confortável convidativa. Os profissionais responsáveis pelo projecto despojaram-na das grades desactualizadas e substituíram-nas por perfis metálicos e modernos com cortes angulares. 

Qual destas remodelações mais o impressionou? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!