Jardins modernos por MapOut

Pronta em 45 dias, casa pré-fabricada de 65 m² tem espaço para tudo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Acredita que é possível ter uma casa pronta em menos de dois meses? Hoje, vamos conhecer uma casa pré-fabricada que levou 45 dias para ser erguida. O projecto foi desenvolvido pelos construtores da Mapout que o baptizaram como Casa 2020. O motivo? O estúdio já está com os olhos postos no UIA, o Congresso Mundial de Arquitectos 2020. O evento vai acontecer no Rio de Janeiro e tem como proposta avaliar o papel da arquitectura dentro da realidade urbana do mundo contemporâneo em justaposição com a finitude do planeta e a busca pela preservação e pela sustentabilidade. 

Sendo assim, era necessário que o edifício estivesse alinhado com a necessidade de reduzir o impacto no meio ambiente. Subsequentemente, os pontos trabalhados no projecto foram a eficiência energética, a alta qualidade dos materiais e o tempo de execução reduzido. Foi a primeira vez que o estúdio montou e testou o sistema construtivo que foi desenvolvido por eles. Se estiver com dúvidas sobre a eficiência de uma construção deste tipo, saiba que escolher uma casa pré-fabricada tem muitas vantagens. Para além da variedade de projectos, que podem ser personalizados e modificados, a diversidade dos materiais também é um ponto positivo. Há opções de módulos em aço, madeira, betão, materiais plásticos e contentores. 

Neste livro de ideias, veremos uma casa que apostou na alvenaria e que o vai levar para um passeio no futuro.

Actualização:

A homify PT contactou a  empresa responsável pelo projecto – Mapout – que só agora disponibilizou uma estimativa do preço. Note-se que há inúmeros factores que podem influenciar o custo final e que são impossíveis de prever pois cada caso é um caso. Entre eles, está o transporte, a fundação e os acabamentos. Como uma primeira aproximação, o projecto pode, no entanto, ser avaliado entre 1200€/1500€ por metro quadrado. Se tem um terreno e gosta da proposta, não hesite em contactar a Mapout através do e-mail madrid@mapout.pro

Caixa de luz

A moradia tem 65 m² entre os dois pisos e foi desenhada inteiramente pela Mapout. Nesta área, estão localizados o quarto, a casa de banho, a sala de jantar, a sala de estar e a cozinha. O segundo andar abriga um estúdio e sala com vista para o céu.

As grandes janelas permitem a entrada de um generoso fluxo de luz natural, deixando a iluminação mais interessante e sustentável. 

Calmaria e sobriedade

O interior da casa pré-fabricada revela uma paleta de cores sóbria que transmite tranquilidade. Os tons em destaque são o cinza do sofá, o branco da parede e a madeira natural. Concluímos pelas imagens que nada desvia a atenção em relação à paisagem ao redor. O ambiente está completamente conectado com o exterior através das janelas na fachada. A ligação entre interior e exterior tem sido tendência nos projectos arquitectónicos modernos. 

Um detalhe: esta sala de estar também é um quarto e um estúdio. Parece-nos um bom aproveitamento do espaço, não acha? 

Antes do fim​

O jardim, parte fundamental deste projecto, está dividido em quatro terraços. Os profissionais fizeram o trabalho de recuperação de superfícies para plantio e aproveitamento horizontal. Um dos jardins está ligado à casa por via de um terraço que faz a ligação do ambiente com o interior.

Existe uma grande fluidez entre o lado de dentro e o de fora.

Unidade acolhedora

Optar por um plano aberto quando o espaço é reduzido é sempre uma óptima solução. Neste andar, a sala de estar, que foi criada especialmente como um espaço de leitura e música, surge conectada com a cozinha e com sala de jantar.

Os construtores criaram uma unidade eficiente, bela e acolhedora, sem exageros e com vista para o jardim em todo o entorno. O conceito minimalista também está presente neste ambiente.

Simplicidade com bom gosto

Neste espaço também predomina a combinação da madeira natural com a textura branca das paredes. Interligado com a casa de banho, o quarto contém apenas uma cama, uma mesa de cabeceira e uma poltrona nas cores verde e roxo. A poltrona destaca-se por trazer brilho e uma nota de cor ao ambiente.

Para além da poltrona, uma ampla janela conecta o interior com o exterior, o toque de Midas desta casa pré-fabricada.

Veja mais fotos desta casa encantadora:

Viveria numa casa pré-fabricada? O que acha mais vantajoso neste tipo de habitação?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!