Uma reforma inacreditável!

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Remodelación Casa BR, Juan Luis Fernández Arquitecto Juan Luis Fernández Arquitecto Casas modernas
Loading admin actions …

Como qualquer outro bem material, uma residência sofre a ação do tempo e do desgaste natural decorrente do uso, necessitando esporadicamente de reparos e cuidados, visando a sua manutenção e ao seu bom estado de conservação. Além disto, por razões diversas nossas necessidades e prioridades também sofrem mudanças com o tempo. Consequentemente, os ambientes do nosso lar também demandam constantes mudanças e adaptações as nossas novas necessidades. Portanto, após alguns anos de uso, um projeto de reforma é inevitável, para sanar e agregar funcionalidade e valor ao imóvel.

Foi o que ocorreu com esta residência imponente no México, que apresentaremos em mais detalhes a seguir. O casarão de traços modernos apresentava algumas incompatibilidades com as necessidades práticas de seus moradores, que procuraram o estúdio do arquiteto Juan Luis Fernandez, que cuidou do projeto de renovação e deu nova vida e um novo significado aos ambientes do casarão. O projeto de reforma incluiu os espaços internos, a área de lazer e as fachadas externas, que ganharam novos materiais de acabamentos e novos elementos, que ocultaram o aspecto brutalista anterior, atribuindo a residência um aspecto mais contemporâneo e sofisticado. Confira a seguir com mais detalhes as imagens impressionantes deste projeto de reforma de um casarão mexicano, que devolveu-lhe a sua funcionalidade e deu-lhe de novos significados, agregando beleza e valor à residência.

Fachada principal como era antes

Você reconheceria a nova fachada comparada com a aparência anterior da residência? A volumetria da residência foi preservada, mas os ângulos obtusos das arestas na fachada foram substituídas pelos ângulos retos, que combinados com os novos materiais de acabamentos, realçaram o aspecto contemporâneo e sofisticado da nova fachada.

Nova fachada principal

O projeto de reforma cuidou não apenas dos espaços internos, mas também dedicou atenção especial à fachada principal, que ganhou novos materiais, novas cores, novas texturas e novas esquadrias e novos elementos, como um muto revestido de pedras que parece dividir o edifício em duas partes. O espaço da garagem foi fechado e a entrada principal ganhou o pórtico imponente. As linhas e ângulos retos deram a residência um aspecto sofisticado e contemporâneo. 

Pátio interno

Quem visita a nova residência reformada e transformada não consegue imaginar que por trás das paredes brancas e das linhas retas e sóbrias da edificação já existiram velhas estruturas, como uma varanda na parte posterior, e superfícies curvas, como das colunas circulares que formavam a varanda. Vista da parte posterior, nada lembra o antigo casarão. Na parte posterior externa surgiu um espaço gourmet, com pé-direito avantajado, um bar, caracterizado pelo volume transparente, pela cobertura plana e pelo revestimento interno de tijolos à vista, e uma ampla piscina, com projeto luminotécnico.

Pátio interno como era antes

O pátio interno da residência possuía uma varanda marcada pelas colunas de seção circular, além de uma grande área livre coberta por um gramado, que deram lugares para novos espaços, como o espaço gourmet, o bar e a piscina, com suas linhas retas, superfícies sóbrias e cores neutras, que realçam o novo aspecto contemporâneo da residência. 

Novo acesso principal

Um dos destaques da residência, após a reforma, é a paleta dos novos materiais de acabamento, a começar pelo acesso principal, cujos degraus ganharam revestimento de mármore, evidenciando a elegância e a sofisticação da nova residência. O projeto paisagístico também desempenha um papel relevante na nova residência, marcando o acesso principal e proporcionando o contato com a natureza aos moradores e visitantes que se direcionam até a porta principal.

Acesso principal como era antes

Antes da intervenção, o piso da entrada principal era revestido de pedras e a porta principal era de madeira de estilo clássico, com desenhos e detalhes curvos, que contrastam bruscamente com o aspecto contemporâneo atual da residência, cuja porta de entrada é feita de esquadria metálica, na cor preta, e vidro temperado incolor.

Living room

Apesar da modernidade explícita na fachada, o interior do living room surpreendentemente revela um espaço contemporâneo com materiais de acabamentos rústicos, como as vigas de madeira aparente da cobertura e um muro de pedras, além da lareira a lenha, que deu uma nova personalidade e mais aconchego ao ambiente.

Living room como era antes

O antigo living room era caracterizado pelas superfícies brancas e pelos elementos em marcenaria chei de detalhes curvos e ornamentos. O piso era carpetado e o ambiente também se integrava ao exterior por meio de uma ampla abertura.

Para obter mais informações sobre projetos de salas de estar deslumbrantes, leia este artigo.

Sala de jantar

Do outro lado da lareira revestida de pedras, situa-se a sala de jantar, ampla e integrada à cozinha. A sala de jantar possui uma mesa de jantar de madeira, cadeiras de madeira e assentos e encostos de fibras naturais e dois pendentes. A neutralidade das cores serve para realçar o muro de pedras, que dá um toque rústico ao ambiente.

Sala de jantar como era antes

A antiga sala de interior também era caracterizada pelos diversos elementos de madeira, repletos de detalhes curvos. As curvas foram substituídas pelas linhas retas, enquanto a madeira foi substituída pela pedra.

Cozinha

A nova cozinha ganhou um aspecto mais clean, com superfícies brancas e móveis de linhas retas. A luz natural abundante realça os materiais de acabamentos como a madeira, dos armários, o mármore, da bancada em forma de ilha, e o inox, dos equipamentos, que evidenciam a praticidade e a sofisticação do ambiente.

Cozinha como era antes

Sem dúvida a cozinha atual passou por uma grande transformação. A antiga cozinha possuía revestimento cerâmico e armários inferiores e superiores feitos de madeira e a intervenção rejuvenesceu e tornou-a mais funcional e sofisticada.

Banheiro

O banho do casal ganhou novos revestimentos. As paredes ganharam revestimento cimentício e o piso foi revestido de mármore. Outros materiais como o vidro, incrementaram a decoração e a elegância do ambiente, que combina o rústico e o contemporâneo.

Banheiro como era antes

Além da substituição dos revestimentos e das louças, a principal alteração no banheiro foi a troca da banheira de hidromassagem, pela banheira modelo free standing, que deu mais elegância e charme ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiro, você encontra aqui.

Novo bar

O segredo da nova identidade da residência é a combinação do rústico com o contemporâneo. Esta combinação fica evidente no novo bar, uma das principais atrações da residência. Por dentro do volume de linhas retas e planos transparentes, predominam materiais rústicos como o tijolo à vista e a madeira, que dão mais sofisticação e aconchego ao ambiente.

Área de lazer

Na área de lazer, situada na parte posterior da residência. O paisagismo também se destaca na criação de um ambiente tropical e sofisticado, no qual os revestimentos naturais, como a pedra e o mármore se destacam. A piscina com borda elevada e revestida de pedras é um convite ao lazer e à curtição do calor e principalmente do próprio ambiente

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista