PROJECT WAS DELETED!: Salas de estar escandinavas por Homestories

O estilo escandinavo aplicado num apartamento encantador

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

De forma a inspirá-lo logo pela manhã, a homify 360 decidiu apresentar-lhe hoje os espaços interiores de um apartamento com uma decoração incrível. Trata-se de um projecto da autoria dos arquitectos Homestories que, para além de ser um projecto de extremo bom gosto, reúne todas as características para melhor retratar o estilo escandinavo

Sem qualquer tipo de dúvida, podemos afirmar-lhe que esta é a casa ideal para alguém que aprecia o design, os últimos gritos da moda e os grandes prazeres da vida, dos quais faz parte viver numa casa confortável, e numa casa com estilo.

O que é afinal, o estilo escandinavo?

Salas de estar escandinavas por homify

Caracterizado pelas linhas simples, materiais de qualidade, textura e padrões, o estilo escandinavo surge na década de 50, quando a maior parte da população nórdica percebeu que era possível produzir peças de design atraente, com qualidade e em grande número. Com um design simples e funcional, emprega acabamentos de materiais expostos e texturas. Resumidamente, a ideia é a de criar um espaço funcional, prático e sobretudo acolhedor, ao contrário da temperatura que se sente lá fora durante os nove meses de frio característicos dos países escandinavos. 

Os tecidos

Salas de estar escandinavas por homify

Um dos pontos mais característicos do estilo escandinavo são os tecidos. Para criar um espaço de estar confortável, os arquitectos optaram por introduzir tecidos confortáveis e acolhedores. A surgir nas mais diversas superfícies (tanto sofás como tapetes), tipos de tecido e padrões, os tecidos preenchem este espaço, dando-lhe de uma forma visual e não só, um aspecto quente e muito muito cozy

A madeira

Salas de jantar escandinavas por homify

Vindo dos países onde a maior parte da paisagem é caracterizada pelas florestas e lagos, seria de esperar o uso da madeira no seu estado mais natural. Assim sendo e de forma a homenagear a Mãe Natureza, a madeira é utilizada neste espaço tanto no revestimento do chão, na mesa e nas pernas das tão famosas cadeiras Charles Eames. Pontualmente, surge também nas molduras que dão um toque pessoal a este espaço.

A paleta neutra

Cozinhas escandinavas por homify

A utilização de poucas cores e de uma paleta neutra é também uma das características deste estilo e, de facto, deveria ser o lema de todos. Muitas das vezes, vê-se muitas pessoas a caírem no erro de utilizar uma grande variedade de tons. Para além de confundirem o olhar, não ajudam a atribuir uma linguagem arquitectónica ou um estilo ao espaço. Aqui, é claramente notória a intenção de criar um espaço que utiliza cores suaves, que proporcionem glamour a este lugar. Assim sendo, o tom claro da madeira e o verde menta complementam o tom cinzento que é na verdade a nova tendência nos interiores!

A luz natural

Salas de jantar escandinavas por homify

Para além das peças de mobiliário, as cores e as texturas; um dos elementos mais importantes que valorizam um bom projecto é a luz natural. Neste espaço, é claramente notória a preocupação que se teve em aproveitar ao máximo a luz natural através do correcto posicionamento dos vãos. A utilização de grandes vãos, para além de permitir o contacto com a paisagem envolvente e a possibilidade de ventilar e iluminar naturalmente este espaço, criar uma maior tridimensionalidade no interior deste open space através do jogo de luz e sombra produzido pelas mais variadas formas dos objectos aqui presentes. 

Os detalhes

Cozinhas escandinavas por homify

Para finalizar, é importante saber utilizar as peças necessárias para tornar um espaço acolhedor e na moda. Assim sendo, e mais uma vez característico deste estilo é o lema Less is More introduzido no modernismo por Mies van der Rohe, mas que claramente que aqui se aplica. A utilização das peças de decoração essenciais é a estratégia certa para a criação de espaços excepcionais. Afinal de contas, a quantidade importa, não concorda?!

Gostou das dicas que lhe demos através deste artigo 360? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!