Casas rústicas por Jaqueline Vale Arquitetura

Incrível reabilitação de uma casa rústica

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Com a mala de viagem já pronta, a homify 360 irá de viagem para Belo Horizonte. Situada no outro lado do Atlântico, iremos levá-lo num tour por uma casa rústica que foi muito bem reabilitada. Trata-se de um projecto realizado pelo atelier de arquitectura Jaqueline Vale que ao responder às premissas dos proprietários da casa, realizou um projecto de ampliação e reabilitação que fosse ao encontro das necessidade da família. Assim sendo, nasce um projecto novo bastante moderno, ainda que não deixe de lado o estilo rústico aqui presente antes da reabilitação. Está preparado para descobrir mais sobre este projecto? Venha daí!

Antes da reabilitação

Como pode observar na imagem, a casa em questão não era de facto minimamente atractiva. Para além de o tempo começar a deixar rasto não só através do envelhecimento dos materiais, a natureza também ajudou a que a casa parecesse encontrar-se ao abandono e sem estado de manutenção. 

Depois da reabilitação: um sonho tornado realidade

Ao ter em conta o principal factor pelo qual a família decidiu reabilitar a casa: a sua ampliação por não conseguir ter divisões suficientes para todos os membros aqui habitarem, o novo projecto teve isso em conta. Desta forma e para além de agora ter espaço suficiente para todos, tem uma nova área de lazer, que possibilita o convívio de todos ao ar livre! Assim sendo, esta nova área com espaço suficiente ao sol e à sombra (em baixo da pérgola em bambú), tem uma churrasqueira e uma piscina. Já está a imaginar o cenário não já? Fim de semana, calor, caipirinhas e amigos. É o cenário perfeito, não concorda?

O jardim

Se bem se recorda da primeira imagem, irá rapidamente perceber que uma das áreas que sofreu mais alterações foi o jardim. Aquilo que parecia estar ao abandono de repente transformou-se num sonho, num jardim tropical, com o estilo rústico bem presente. Aqui, lajetas em pedra demarcam o caminho até à entrada da casa, enquanto que as novas colunas em madeira enfatizam ainda mais o estilo arquitectónico aqui presente. A cor, foi também um elemento importantíssimo. Se por um lado o volume principal destaca-se através da cor laranja atribuída à fachada, o volume da churrasqueira surge quase que camuflado, já que foi pintado de verde.

A amplitude dos espaços

Mais do que um mero projecto de reabilitação, o que dá atitude a este projecto é o facto de a memória do antigo estar presente mesmo após a intervenção neste lugar. Assim sendo, o novo funde-se com o antigo, formando um espaço absolutamente fantástico. No que diz respeito aos espaços comuns da casa, esses agora fundem-se entre si, não existindo deste modo qualquer separação física entre a cozinha, sala de refeições e sala de estar. 

Se ficou curioso acerca do tema da reabilitação e memória do antigo, veja aqui este projecto igualmente interessante!

Sala de estar

sala de estar demarcada agora por um mobiliário super moderno, ganha uma nova cara devido ao pavimento revestido a cimento queimado. Aqui, o contraste entre materiais é extremamente notório: se por um lado o chão tem um tom claro, por outro lado, os tijolos à vista, o tecto em madeira e a lareira revestida a pedra têm um tom mais escuro, que realçam o aspecto rústico deste espaço. 

Sala de refeições

Na mesta linguagem da zona de estar, temos a zona de refeições. Aqui, o principal objecto de destaque é a mesa de centro redonda feita em madeira de demolição que veio da cidade histórica de São João del Rei. O centro da mesa assim como o restante espaço é iluminado através de um candeeiro em palha natural que para além de ter uma função, é um objecto decorativo que através das sombras que produz, transmite paz e tranquilidade a esta divisão.

Um exterior divinal

De volta novamente ao exterior, encontramo-nos agora na varanda em madeira que para além de se encontrar em comunicação com a cozinha, cria o ambiente perfeito para tomar um café ou chá logo pela fresca. Para proporcionar maior privacidade, temos a densa natureza que nos envolve. É um lugar fantástico este, não concorda?

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!