Top 5 e os projectos de sonho

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Domingo é dia de Top 5, que é como quem diz, dos destaques da semana! Num só artigo, este, poderá ler ficar a par dos projectos que mais inspiraram os nossos leitores e que mais visualizações tiveram! Partilhamos consigo 70 artigos semanais, por isso estes 5 são realmente especiais, não concorda?

Projectos arquitectónicos estiveram no top dos tops nesta primeira semana de outono! Entre remodelações, antes e depois e projectos planeados e concebidos de raiz, aqui tem os melhores 5!

1. Recuperação de casa em Braga

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO:   por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

Em Cabeceiras de Basto, Braga, foi realizado um projecto de recuperação muito interessante. A pré-existência, típica desta área do país, é uma casa tradicional Minhota, ao verdadeiro estilo antigo. Do projecto de recuperação consta também o projecto de ampliação dos espaços de habitação para um novo volume, mais moderno que faz a ponte entre o passado e a arquitectura do presente. Neste jogo entre elementos tradicionais, e a procura do equilíbrio com a elementos modernos, o escritório Paula Novais Arquitectos acabou por criar novos ambientes e vivências que fixam uma nova identidade do lugar, respeitando ainda assim a História. Aqui!

2. O condomínio perfeito para um vida moderna

Em Lisboa, mais precisamente Oeiras, foram projetadas duas casas em conjunto. Com vista para o mar, proporcionada pela encosta onde se implantam, as duas casas pertencem a clientes diferentes, mas nascem do mesmo projeto no qual foi definido o programa para os dois edifícios de habitação. As casas mostram-se quase com a mesma aparência, quase como irmãs gémeas, variando apenas em pequenos detalhes. A beleza de da sua força quase brutal em contraste com o grande terreno natural e os declives morfológicos é a base para todo o desenvolvimento do projeto. Dois objetos semelhantes que se instalam na paisagem e criam uma nova identidade de lugar.

3. Uma cabana impressionante

Casas rústicas por Uptic Studios
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

Hoje viajaremos pelo estado de Idaho, nos Estados Unidos, para visitar uma casa muito peculiar, uma vivenda saída de um conto de fadas: o rancho Lucky 4 Ranch. Trata-se de uma cabana no meio do bosque, construída com madeira rústica e com a aparência de uma cabana. Uma ampla, enorme e acolhedora cabana, que se ergue entre os pinheiros como um recinto sagrado em total harmonia com a paisagem.

O gabinete americano, Uptic Studios foi o criador desta fantástica habitação que se localiza em algo entre o rústico com madeira crua e os pinheiros à sua volta, quer pela sua elegância moderna e confortável. Uma cabana que nos conquista desde a primeira vista e que convida a passar a noite em frente à lareira ou à fogueira no exterior, entre a luz da lua e as sombras do gigantes pinheiros.  Quer conhecê-la melhor?

4. Fantástica reciclagem do passado

Conhecemos bem os seus gostos e por isso mesmo, o artigo de hoje é mais um antes e depois e melhor do que isso, é que é nacional (e o que é nacional é bom!).

Este é um projecto de remodelação/reconstrução de uma moradia datada de 1945, pertencente a uma família de antigos agricultores. O objectivo do projecto era devolver à moradia existente a sua identidade própria e coerente com o ambiente romântico e pitoresco do terreno envolvente. Neste sentido, a EVA evolutionary architecture teve como base não se distanciar muito do edifício original, mantendo a todo o custo os materiais e a volumetria correspondentes, mas claro, adaptado-os a um estilo de vida mais actual e contemporâneo. As seguintes imagens irão mostrar-lhe como é possível renascer das cinzas e obter resultados fantásticos. Venha conhecer…

5. De casa banal a casa impressionante

Como pode uma remodelação transformar radicalmente a fachada de uma casa sem mudar a estrutura da mesma? A resposta encontrámos neste espectacular projecto de Lliberós Arquitectos, fotografado por Gérman Cabo. Desenvolvido em 2012, a intervenção suponha um remodelação integral de um velho chalet construído nos finais dos anos 70 em Riba-Roja, Valência. Embora o interior também tenha sido transformado totalmente, a grande metamorfose aconteceu na fachada, onde o alpendre convencional da entrada foi substituído por um de pedra mudando radicalmente a estética da casa, devolvendo-lhe um ar rústico que oculta um interior funcional e muito moderno.

Vamos rever, passo a passo, a surpreendente transformação desta casa com alpendre!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!