Casas rústicas por Bianka Mugnatto Design de Interiores

7 fornos e churrasqueiras de tijolo para um ambiente rústico

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se é apaixonado pela tradicionalidade já pensou, por certo, em acrescentar tijolos à sua decoração. Com uma textura rica e de fácil aplicação, este material oferece um toque rústico acolhedor e apaixonante. Em especial na cozinha, a sua utilização é associada a estilos mais tradicionais, embora também possa ser encontrado em ambientes mais modernos ou industriais. 

O tijolo é também muito associado a espaços de refeições no exterior. Referimo-nos, sobretudo, às churrasqueiras que nos lembram, de imediato, os fornos de cerâmica e de barro que preparam comidas com sabor a casa. No artigo de hoje, mostramos-lhe sete projectos em que o tijolo foi usado de forma expressiva. 

Curioso para conhecê-los? 

1. Pense na concepção

Um forno construído com tijolo é sempre um bom elemento para área de churrascos no exterior. Se considerar adicioná-lo, pense sobre o design geral da estrutura, veja o espaço disponível e a posição ideal. Lembre-se que deve estar num sítio funcional para preparar os seus alimentos com toda a comodidade e para o fumo não o incomodar a si e aos seus convidados. 

Pode construir o seu forno de origem ou comprá-lo já feito. Existe uma oferta muito variada no mercado.

2. Descubra as cores disponíveis

Os tijolos, como se pode ver pela imagem, não têm necessariamente que assumir tonalidades naturais ou laranja. Há também versões mais pálidas e vários acabamentos de cor que podem ser aplicados para gerar outros efeitos sobre eles. No caso de se optar por uma pintura, recomendamos que os tijolos sejam lixados após a secagem da tinta. Assim, chegará a este efeito da imagem que não perde a riqueza original. 

3. Escolha um lugar especial para ele

Jardim  por 一景

Um dos melhores locais para construir o seu forno é na cozinha, quintal ou terraço da casa. Podemos ver, nesta imagem, uma construção que sobressai pela máxima rusticidade. Aqui, os tijolos surgem mesclados com pedra e madeira tosca. Trata-se de uma construção simples e executável sem ajuda de um profissional. Vai pôr mãos à obra? 

4. Rústico e industrial encontram-se

Imaginamos que o espaço da imagem não seja particularmente consensual. Tem um ar inacabado e é isso que o torna especial. Na verdade, não está inacabado. Contudo, exsuda uma linguagem mais crua e industrial. Vemos isso pelo tijolo deixado à vista, pelo betão aparente e pelos candeeiros metálicos coloridos suspensos. A área, com a pedra no chão e os tocos de madeira à vista, transmite também alguma rusticidade. Ao seu redor desenvolve-se uma bancada com um espaço generoso, ideal para a preparação de alimentos.

5. A estrutura é importante

A especialista em decoração de interiores, Bianka Mugnatto, propõe-nos esta bela sala de jantar em que todos os elementos são parte de um contexto muito convidativo e natural. Neste caso, o forno de tijolos assume o protagonismo da cena, embora se relacione na perfeição com os demais elementos. Enquanto temos simples materiais rústicos, a composição completa-se com elementos tradicionais, cobertura de madeira e muita luz natural. Uma casa deliciosa para passar uns dias de férias. 

6. Um forno mais funcional

A nossa penúltima estrutura em tijolo integra um grelhador e um forno. A estrutura a formar uma escada caracteriza-se pela sua funcionalidade, servindo também como apoio à zona de estar e como pano de fundo para os utensílios e outros objectos de decoração. A contrastar estão as paredes rosa velho que transportam o nosso imaginário para um sítio colorido num qualquer país tropical.

7. Um forno alto e robusto

Chegamos ao fim deste livro de ideias. Em alvenaria, esta estrutura com churrasqueira atinge o limite máximo da altura da casa, sobressaindo no espaço. Parte da arquitectura, esta opção evidencia a verticalidade e participa no design que define a área. Mais do que uma simples peça ou adição, torna-se essencial no conjunto. 

De qual destas churrasqueiras mais gostou? Acha o tijolo um material adequado? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!