Casas modernas por Arq.Rubén Orlando Sosa

6 dicas para que a construção da sua casa seja mais barata

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vai construir uma casa? Então, temos alguns conselhos para simplificar o processo e, subsequentemente, diminuir o total de custos. 

Construir uma casa é sempre desafiante. O processo envolve uma miríade de pessoas e é importante pesar todos os passos que estão envolvidos, considerar imprevistos e outras eventualidades. Para além disso, a qualquer obra está inerente uma generosa dose de burocracia que deve ser resolvida logo à partida para evitar problemas futuros. O ideal é fazer-se rodear por profissionais de confiança, se possível que já tenham trabalhado para amigos ou familiares seus que lhe possam dar uma referência. 

Veja o que mais lhe temos a dizer sobre este complexo assunto. 

1. Comprar um terreno a meias

Casas modernas por homify

Já considerou a ideia de comprar um terreno a meias? Tratando-se de um lote amplo onde caibam duas casas, esta pode ser uma boa opção para poupar dinheiro. Como é natural, deve escolher muito bem o seu companheiro de compra que deve ser da sua total confiança. Para além de estar a escolher um vizinho, deve assegurar-se de que pode tratar com ele, sem problemas, de toda a burocracia e questões legais. 

2. Simplifique e garanta a obra com uma só empresa

Procure um profissional de construção – seja um arquitecto, um engenheiro ou um construtor – para delegar a essa pessoa e à respectiva equipa tudo o que diz respeito a planos, a licenças e à contratação de pessoal. Faça com que essa pessoa se comprometa a tornar o seu sonho realidade. Deve, porém, estar sempre a par de tudo para saber que tipo de material se vai utilizar, quanto dinheiro vai gastar, como estão previstos os acabamentos, quais os prazos, entre outras coisas.

3. Ajustar o projecto

Já tem um projecto, uma previsão de prazos, um orçamento e a burocracia está resolvida. Chegou, então, a hora de começar a construção. O que deve evitar? Alterá-la! À medida que se constrói uma casa, podem surgir novas ideias e pequenas alterações. Contudo, se decidir alterar por completo determinados aspectos do projecto acabará por gastar muito mais dinheiro e prolongar o prazo da execução. É preferível despender mais tempo a planear para se certificar de que está tudo como deseja do que pensar nisso a meio do projecto. Ainda assim, consulte o seu arquitecto se tiver uma nova ideia porque pode ser facilmente exequível. É importante que a casa fique como sempre a imaginou e se essa alteração é de grande importância não a deixe de fazer, pese embora o atraso que isso possa trazer.

4. A importância dos arquitectos

Construir ou remodelar uma casa. Pouco importa. Consulte um arquitecto. Ele pô-lo-á a par de tudo aquilo de que necessita para que o projecto que tem em mente ganhe forma e se torne uma realidade com todos os seus detalhes. Os arquitectos sabem qual é a melhor forma para rentabilizar o seu dinheiro na construção da casa e como tirar partido de cada centímetro quadrado do seu terreno. Do ponto de vista estético, um arquitecto pode dar-lhe as melhores ideias em termos de acabamentos, ideias essas que não surgirão sem a ajuda de um profissional. Contratar um arquitecto é, sem dúvida, um bom investimento. Não hesite. 

5. Aprenda

Quando estiver a construir a sua casa, consulte todos os profissionais envolvidos, veja como levam a cabo cada tarefa e inspeccione cada etapa da construção. Ficará, por certo, ao corrente de muitas informações lhe servirão quando, no futuro, tiver que fazer uma reparação, para além de verificar se a construção se está a fazer de acordo com os planos, sobretudo no que toca às instalações eléctricas e sanitárias. Já diz o ditado: o saber não ocupa lugar.

6. Materiais e permissões

Casas de banho industriais por Pop Arq

Verifique cada permissão e questão legal para evitar multas e atrasos na construção se algo estiver fora das normas. Eleja materiais de boa qualidade. Estes não são necessariamente os mais caros, mas o que apresentam melhor relação qualidade-preço. Quando nos referimos a boa qualidade referimo-nos à durabilidade dos materiais e à importância deles no produto final que é a sua casa. Assim, os tijolos, a madeira, o betão e todos os outros componentes devem ter boa qualidade para viver numa casa que esteja em bom estado durante muitos anos.

Acrescentaria mais algum conselho na nossa lista? Não hesite! Diga-nos qual!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!