Casas modernas por Arki3d

5 interessantes casas de dois pisos e como reproduzir as fachadas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os anos passam e chega um momento em que é preciso alterar a imagem da sua casa. De forma mais profunda ou mais superficial, as casas mudam com o passar do tempo seja por via dos factores climáticos, pela antiguidade da construção ou porque a fachada ou o estilo arquitectónico, no geral, se tornou obsoleto e já não se identifica. 

As modificações na fachada devem fazer-se pesando os custos do projecto o que inclui materiais, mão-de-obra, seguros, entre outras coisas. Neste livro de ideias, vamos ver cinco fachadas que lhe poderão vir a servir de apoio quando quiser modificar a sua. 

1. Um canteiro na fachada

O uso de plantas na fachada é sempre um detalhe refrescante que alegra a composição. Se procura usar plantas da forma como se vê na imagem, lembre-se de impermeabilizar e pensar num sistema de drenagem dos canteiros para evitar infiltrações e manchas no resto das paredes da fachada.

2. Abrir novas janelas

Se pretende abrir novas janelas na fachada de sua casa, deve ter em conta a localização e o tamanho das existentes. Para tal, estude os planos de sua casa. No caso de não ter, propomos-lhe que lhe tire uma boa fotografia e a imprima ampliando-a para, sobre ela, fazer um rascunho de onde poderiam ser as novas janelas. Peça ajuda a um profissional para o efeito. É importante perceber se a estrutura da casa se mantém segura após a nova adição.

3. Janelas de esquina

Casas minimalistas por Arki3d

Uma solução para aquela divisão que ampliou mas cuja janela ficou pequena é abrir a janela em esquina se a estrutura da casa assim o permitir. As janelas lineares, como as da fotografia, modificam a proporção às fachadas, fazendo-as parecer mais largas ao interromper o plano da parede.

4. Mudança de cor

Casas modernas por Arki3d

Pode remodelar a fachada da sua casa apenas através de uma mudança de cor. Acentue volumes, pinte os rebordos das janelas e use contrastes para criar mais impacto.

No entanto, lembre-se de que não vive sozinho numa cidade. Logo, se tiver casas vizinhas, pense numa cor que não destoe no contexto em que a casa se insere. 

5. Planos de vidro

Casas modernas por Arki3d

Se a fachada da sua casa está orientada de forma a que o sol não incida sobre ela durante grande parte do dia, pode abrir as paredes e substituir por generosos planos envidraçados. Pelo contrário, se o sol incide sobre a fachada que quer abrir, não deixe de o fazer, mas proteja as janelas com cortinas ou persianas – tal como no projecto da imagem da Arki3D - que evitem que o interior da casa sobreaqueça. 

Mostrámos-lhe cinco fachadas modernas. Tem uma preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!