6 dicas para uma sala moderna e elegante

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
V177 PH3, DECO Designers DECO Designers Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Quando falamos da nossa casa pensamos sempre na sua totalidade, desde a entrada até ao jardim, sem excluir nenhum canto ou esquina que tenhamos na nossa mente. Mas, quando recebemos convidados, eles têm contacto com os principais espaços sociais que são a entrada, a sala principal e, também, a cozinha. A sala é geralmente o espaço mais utilizado de uma casa. É o lugar de reunião da família e amigos, o espaço de repouso e, muitas vezes, o espaço de refeições.

Neste livro compartilhamos consigo algumas ideias para fazer da sua sala um espaço acolhedor e actual e para que comece o novo ano partilhando nela os melhores momentos com os seus familiares e amigos.

Tratar da iluminação

O ideal numa sala de estar é ter uma iluminação que permita o controlo da intensidade, de acordo com as necessidades que temos de cada vez que usamos o espaço. Também é importante ter vários pontos de luz em diferentes partes da sala, como os candeeiros de tectos, candeeiros de parede ou as lâmpadas que surgem no chão e sobre as mesas auxiliares que possam existir na sala. Assim, a intensidade da luz e os lugares iluminados podem ser controlados para dar o efeito pretendido, de acordo com o uso e o número de pessoas que se encontram no espaço.

Podemos encontrar diversos estilos de candeeiros de tecto, como os que iluminam directamente o tecto deixando reflectir a luz, os direccionais que iluminam algum objecto ou elemento decorativo e os embutidos que permitem iluminar áreas fundamentais à funcionalidade do espaço como as de circulação. O importante, em todo o caso, é que estas luzes não destoem do design e do estilo da sua sala. Saiba sempre equilibrar o tipo de elementos que usa, o seu estilo e até mesmo época.

Escolher as cores que definem o ambiente

Começando pelas paredes da sala: devemos usar o branco, o cinzento ou cores neutras pois favorecerão a decoração do espaço. Os móveis em tons de branco, negro ou neutros são muito actuais e jogam bem com almofadas, cortinas e tapetes de cores fortes, dando uma sensação acolhedora e moderna ao seu espaço, como podemos ver neste projecto de Thaisa Camargo Arquitectura e Interiores.

Se os materiais dos móveis são de tons brilhantes, então é recomendável usar como complemento têxteis, texturas e cores mate.

Importância dos sofás e dos seus materiais

sala tem que transmitir a essência da nossa vida diária, devendo enfatizar, principalmente, a limpeza e a ordem. Os sofás que se usam devem ser modernos e actuais, de forma a que sejam confortáveis e nos convidem ao repouso. Evite sofás duros que lhe transmitam uma sensação de desconforto, não permitindo desfrutar do seu espaço e das reuniões de família e de amigos.

Os materiais destes sofás actuais vão desde o couro, que resulta muito bem, mas é sempre mais caro, as fibras têxteis como a lã e a seda, até aos materiais sintéticos que existem numa ampla variedade de escolha. O importante é que o sofá, assim como o seu material, se adeque às suas necessidades e ao espaço da sua casa. A combinação entre a madeira e o vidro nos vários móveis da casa favorece também o design actual e moderno do ambiente.

O regresso das velas e dos candelabros

Parece uma contradição a utilização de acessórios nada actuais como velas e candelabros, mas um detalhe como este ajuda a tornar a sua decoração mais actual e moderna. Um elemento que traga cor e cheiro como é o caso das velas aromáticas, colocado sobre a mesa é um motivo decorativo tradicional que se usa amiúde na decoração actual. Estas velas oferecem ao seu espaço um aspecto acolhedor, que sentimos ainda mais quando o seu cheiro, escolhido de acordo com o gosto de toda a família, inunda suavemente a casa e se torna ele mesmo numa identificação familiar.

Não esqueça os detalhes e o seu toque pessoal

Na sala – e em toda a casa – necessitamos de acessórios que complementem a decoração do ambiente. Este é o lugar onde podemos usar com maior liberdade acessórios que, quem sabe, podemos facilmente dispensar noutros espaços da casa, como espelhos, almofadas, tapetes, cortinas, molduras com fotografias, quadros, esculturas e plantas. Estas últimas devem ser, por norma, plantas de interior e devem estar colocadas em locais onde recebam luz natural durante pelo menos uma parte do dia.

As molduras com fotografias devem ser usadas moderadamente, de forma a que encaixem, em conjunto, com o resto da decoração, tanto em termos de material, como de cor e textura. O importante é não sobrecarregar o ambiente com acessórios, mas sim utilizá-los como elementos que complementam a decoração e ajudam a tornar o espaço mais acolhedor e elegante.

O que achou das nossas dicas? Tem alguma que queira acrescentar? Deixe o seu contributo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista