6 ideias geniais para esconder a máquina de lavar roupa na casa de banho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
APARTMENT “VERBI”, Polygon arch&des Polygon arch&des Casas de banho minimalistas Azulejo
Loading admin actions …

Em comparação com os frigoríficos e fogões – que estão agora disponíveis com designs fantásticos que se integram subtilmente nos ambientes e os decoram – as máquinas de lavar roupa não mudaram nos últimos 20 anos em termos visuais. Pelo contrário, continuam a ser um electrodoméstico que não sobressai pela beleza. Por isso, costumam ser acomodadas em áreas de serviço. Porém, nem sempre isto é possível, pelo que, não raras as vezes, acabam por ser colocadas na casa de banho, mesmo que lá não façam uma grande figura. Para manter o ambiente da casa de banho apelativo, as pessoas procuram sempre soluções para resguardar a volumosa máquina de lavar. Mas, antes de pôr a máquina seja onde for, deve ter em conta alguns pontos. 

Primeiro, lembre-se que as máquinas de lavar roupa podem precisar de ser reparadas e substituídas. Se a máquina for colocada num nicho apropriado, deve-se conseguir movê-la sem grandes problemas. Quem compra uma máquina com carga superior, deve também ter em conta o tamanho que essa porta vai ocupar quando aberta para que a máquina possa ser carregada. O que parece banal torna-se depois um problema porque não há espaço para ter sequer o cesto da roupa e para uma pessoa em frente à máquina.

1. Construção de uma estrutura com portas de correr

Uma boa solução é colocar a máquina de lavar roupa num nicho adequado. O nicho não se projecta para o espaço, pelo que não nos inibe de aproveitar cada centímetro disponível. Porém, e porque as máquinas de lavar roupa não são propriamente bonitas, pode-se tapar o nicho com portas de correr ou dobráveis. 

Na parte superior do nicho, coloque um friso no qual as portas de correr encaixem. Isto faz com que o electrodoméstico seja fácil de ocultar atrás da porta que se abre rapidamente sempre que necessário.

2. Soluções embutidas

Outra solução passa por embutir a máquina de lavar. Neste caso, a máquina de lavar é encastrada num móvel feito à medida e fica como que invisível no conjunto. É importante que haja espaço na casa de banho que permita a construção deste sistema adicional. 

Como se vê pela imagem, a máquina de lavar fica em segundo plano e não afecta negativamente o espaço, como costuma acontecer. Esta solução é particularmente útil para aqueles que estão a construir casa e ainda se preparam para comprar a máquina. Quem já tem a casa feita e uma máquina poderá ter que recorrer a outros espaços.

3. Esconder atrás de cortinas

Uma solução super simples e ao mesmo tempo pouco dispendiosa é esconder a máquina de lavar por detrás de cortinas. Para isso, deve comprar uma máquina à medida e, depois, só tem que tapar o nicho com cortinas feitas à medida. 

Se a máquina ficar num nicho, a cortina pode simplesmente ser colocada com o auxílio de um varão. Se estiver numa esquina, a cortina pode partir da parede e tapar a máquina.

Esta solução não é, necessariamente, a mais apelativa em termos estéticos, mas é barata e, em simultâneo, cumpre o objectivo de fazer a máquina desaparecer. Se a cortina tiver um tecido bonito, a sua casa de banho só tem a ganhar com isso. 

4. Com prateleiras personalizadas

Devido às ligações de água já existentes, a localização da máquina de lavar roupa já é inequívoca em muitas casas de banho. Nesses casos, não há grande escolha e a máquina deve ser colocada no espaço indicado, não obstante a parte estética. Aqui, os armários tipo os de cozinha e as prateleiras à medida oferecem uma boa solução. A máquina encaixa no espaço e, ao mesmo tempo, podem-se usar as áreas de arrumação extra que dão sempre jeito. 

Alguns fabricantes já têm armários para a máquina de lavar roupa do mesmo conjunto dos móveis e louças de casa de banho, o que para além de útil e simples, torna o ambiente mais coeso. Por este motivo, esta é uma solução que recomendamos. A zona de lavandaria pode ser também equipada com prateleiras, cestos e outras coisas úteis.

5. Economia de espaço da máquina de lavar

Se tem um apartamento pequeno e/ou a casa de banho não é favorável a que nela se coloque a máquina de lavar roupa, então precisará de um electrodoméstico menor. Em muitos os apartamentos, as ligações para a máquina já estão definidas, pelo que, das duas uma: ou se compra uma mangueira de extensão ou se usa uma máquina mais pequena para ocupar o lugar. O espaço disponível deve primeiro ser medido com precisão.

Então, se tudo falhar e nenhuma das ideias apresentadas forem boas para si, terá mesmo que escolher uma máquina pequena. Estas máquinas costumam ter entre 40 a 50 centímetros, ao passo que as normais têm cerca de 60 centímetros de largura. 

A desvantagem destas máquinas é o tambor não ser capaz de suportar os mesmos quilos de roupa. A capacidade das máquinas mais pequenas é geralmente de 3 a 4 quilos, ao passo que das grandes varia entre 6 a 7 quilos. Não é muito, mas é uma excelente forma de poupar espaço. Contudo, não deverá conseguir poupar muito dinheiro. Estas máquinas, em termos de preço, aproximam-se das convencionais. Diríamos, assim, que uma máquina deste tipo deverá ser cuidadosamente considerada. 

6. Aproveitar o espaço na vertical

Como vimos, nem sempre é fácil manter a máquina de lavar roupa escondida na casa de banho. Contudo, também se pode aproveitar o espaço na vertical. Um módulo alto providencia espaço de arrumação extra e espaço para a máquina de lavar roupa e até de secar, tal como se vê na imagem. Mas, cuidado! A prateleira deve ser capaz de suportar o peso das máquinas. Para além disso, elas não devem estar demasiado altas para que lhes possa aceder confortavelmente.

Há muitas hipóteses para esconder a máquina de lavar roupa na casa de banho. Escolha a que melhor se adapta à sua casa e necessidades.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Se gostou da organização destes espaços, veja mais propostas dos designers de casa de banho registados na homify.

Qual destas soluções seria melhor para a sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista