Camas em dossel: vantagens e desvantagens!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Quartos ecléticos
Loading admin actions …

A ideia de uma cama em dossel leva-nos para aquela imagem da página do livro de contos de príncipes e princesas. Quando pensamos nelas, pensamos num elemento imponente e majestoso. Curiosamente, a forma como elas nasceram afasta-se do esplendor que sugerem. Mais não dizemos. Saberá ao que nos estamos a referir já de seguida. 

Hoje em dia, a interpretação que lhe é dada já se afasta dessa ideia feérica que lhe atribuímos à partida e surgem cada vez mais concepções modernas que se coadunam, na perfeição, a estilos mais despojados e minimalistas

Para lhe provar que os estereótipos já eram, deixamos-lhe um artigo dedicado às camas em dossel no qual lhe damos a conhecer um bocadinho mais sobre a sua história, vantagens e desvantagens e aplicações úteis dentro de casa.

O que é e para que precisamos?

Florence Blackwood Bed homify Quartos modernos Camas e cabeceiras

O dossel é uma armação sobre a cama que suporta um tecido ou véu. Porém, hoje em dia, encontramos camas em dossel sem qualquer tipo de tecido a resguardá-las. É uma abordagem mais moderna, mas igualmente elegante.

A origem da cama de dossel remonta à Idade Média. Os nobres e a alta burguesia dormiam em camas de dossel. Nos primeiros dias dos castelos europeus, o lorde e a sua família dormiam no salão nobre com os seus servos. Embora as áreas de dormir fossem em extremos opostos, estavam divididas por simples cortinas. Com o tempo, começaram a construir-se castelos com quartos separados para os nobres e, apesar de eles passarem a ter uma cama própria, alguns criados ainda dormiam no mesmo quarto por questões de conveniência ou segurança. A cama do lorde dispunha de cortinas para que este dispusesse de maior privacidade e calor. Os criados dormiam no chão ou em bancos. Originalmente, as cortinas apareciam penduradas no tecto, mas com a evolução da estrutura da cama, o dossel surgiu e tornou as coisas mais práticas.

A cama em dossel cumpre uma função estética pelo refinamento que empresta aos quartos em que é usada, confere altura à divisão o que é uma boa ideia se esta for exígua e, se tiver cortinados, propicia, de facto, uma sensação de privacidade e resguardo. Em termos práticos, e sobretudo durante os dias quentes ou em países tropicais, mantém os insectos afastados.

Vantagens e desvantagens

As camas em dossel exigem um espaço amplo. Por mais elegantes que sejam, ficarão pesadas num quarto pequeno por lhe retirarem espaço de circulação. Afinal de contas, a cama em dossel tradicional ocupa em média 2.20 metros. Por esse motivo, tire as medidas ao seu quarto antes de optar por uma. Idealmente, o quarto deve ser alto. As linhas destas camas prolongam-se em altura e se o tecto for muito baixo o efeito imponente acaba por se perder, acabando o quarto por parecer acanhado. Se tiver um quarto pequeno e quiser uma cama deste estilo, aconselhamo-lo, então, a que faça uma por medida. Outra das desvantagens é o pó que se acumula nas cortinas da cama em dossel. Pense na sua saúde e lave-as, pelo menos, a cada mudança de estação num programa de delicados.

Mas, nem tudo são más notícias. Pelo contrário. As camas em dossel transportam uma certa magia e altivez para o quarto. Dentro delas, sentir-se-á protegido, resguardado da luz matinal, e encontrará o ambiente ideal para uma boa noite de sono ou para namorar. Para o quarto de uma criança, também são uma boa solução. As meninas associá-las-ão às camas das princesas. Duvida? Se é apologista de uma estética minimalista, a cama de dossel pode ir ao encontro das suas preferências. Basta-se a si mesma para elevar a decoração do quarto. E se não pretende gastar muito dinheiro numa cama – as camas em dossel são normalmente dispendiosas – pode sempre arregaçar as mangas, colocar um friso no tecto e escolher em lojas com preços acessíveis um tecido bonito para se fechar em torno da cama.

Charme oriental

homify Quartos asiáticos Camas e cabeceiras

As camas em dossel são uma peça de mobiliário muito característica na Ásia, designadamente na China. Eram comuns durante a dinastia Ming e os tecidos utilizados iam ao encontro do que era adequado a cada temporada. O pongé – tecido que resulta da combinação entre a seda e a lã – ou o algodão grosso propiciavam isolamento durante os Invernos frios. Já as telas em gaze eram utilizadas no Verão para afastar os insectos sem, por isso, diminuir a brisa refrescante que chegava com o cair do sol. As camas das senhoras tinham um véu finamente bordado com padrões decorativos e auspiciosos.

Durante o dia, as cortinas eram completamente removidas e os cubículos continuavam a ser utilizados, desta enquanto espaço de estar, de refeições e de socialização. E tinham espaço para isso? Tinham. Havia camas com seis postes.

Como é natural, e como já lhe deixámos a saber, as camas de dossel que encontramos nos dias que correm aparecem redesenhadas com linhas mais limpas. Exemplo disso é a proposta da marca britânica Orchid de uma cama com quatro colunas concebida em olmo chinês que integra a colecção Mandarim. Esta cama está também disponível em preto. Uma relíquia chinesa trazida ao presente. 

A cama de dossel e o estilo shabby chic

homify Quartos ecléticos

Antes de mais: o que é o estilo shabby chic? O shabby chic define-se pela atmosfera despretensiosa e romântica obtida através da mistura de móveis antigos ou com um aspecto desgastado – tipo madeira com acabamento em decapé – com uma paleta cromática de tons suaves como o branco, o rosa pastel, o verde água, entre outros.

O shabby chic é o estilo de decoração que evoca a ambiência bucólica pontuada com elementos boémios e outros mais modernos e elegantes. Nestas decorações, as cortinas são compridas e arrastam-se pelo chão. Uma cama em dossel faz, por isso, todo o sentido numa ambiência shabby chic pelo romantismo e saudosismo que evoca. Escolha uma com um aspecto rústico e um véu leve e esvoaçante. Prefira a madeira como estrutura. Pode aplicar-lhe uma técnica para parecer mais desgastada.

A cúpula mágica

Há vários tipos de camas em dossel. A maioria destas estruturas prolonga-se em torno do perímetro da cama e integra cortinas para criar um espaço privado ou, pura e simplesmente, para acrescentar um pormenor esteticamente interessante ao quarto.

Inclua no seu leque de opções a colocação de uma rede à semelhança da imagem, proposta da Home Staging Factory, que encabeça a cama em jeito de coroa. A fotografia mostra-nos uma casa junto à praia e a composição fresca em torno da cama assim o sugere. Para além disso, a rede mosquiteira mantém afastados convidados indesejados. Se gosta da ideia de ter um dossel no quarto, mas a área de que dispõe é muito pequena, pode sempre inspirar-se nesta imagem e reproduzi-la aí por casa. Bons sonhos!

Escolher um tecido

Abrace a teatralidade das camas em dossel e escolha um tecido bonito para adornar a sua. Os tecidos translúcidos são os mais usados neste tipo de cama. São despretensiosos, elegantes e transmitem uma sensação de paz e leveza que convidam a um descanso tranquilo. O tule e o linho são usados amiúde nas camas em dossel o que não significa que não possa apostar em algo mais colorido ou estampado. Tudo com peso e medida.

O véu pode aparecer apenas na cabeceira da cama, nas quatro extremidades, preso em varões ou, simplesmente, pousado como se ali estivesse por acaso.

Um pequeno segredo em sua casa

Casa #20, RUE RUE Quartos clássicos

O destino levou-o a morar num pequeno estúdio. Tem apenas uma assoalhada e é impreterível separar espaços entre a área de convívio e a área de dormir não só por uma questão de privacidade, mas porque estar na sala a olhar para a cama não é agradável nem para si, nem para os convidados, nem para a sua sanidade mental. Sim, também conta. Precisa, então, de um pequeno nicho para adormecer e acordar. Eis uma solução: aplique frisos no tecto ao redor da sua cama onde possa pendurar cortinas ao estilo de uma cama em dossel e encontre aí a sua privacidade. Pode, também – e simplesmente -, investir numa cama em dossel que lhe permita fechar as cortinas naquele dia em que os amigos o vão visitar, mas ainda não teve tempo de fazer a cama.

Ainda acha que as camas em dossel são aquelas camas antigas com tecidos pesados? Como vê, hoje em dia as opções são diversas. Qual preferiu? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista