9 dicas simples para organizar o caos do banheiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Loft do Casal, Denise Barretto Arquitetura Denise Barretto Arquitetura Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Para se organizar perfeitamente um banheiro são necessárias algumas condições básicas e relativamente fáceis de atender. Um bom começo é a presença de amplas janelas que ajudem a fazer circular o ar e manter o ambiente mais seco e limpo, assim como a deixar entrar mais luz natural que torna tudo mais agradável e propício para a manutenção de plantas e flores, itens decorativos que ficam lindos neste espaço.

O gabinete da pia é o primeiro item que é preciso escolher muito bem. Fechado, com portas e gavetas, é ideal para se guardar produtos de higiene, cosméticos e uma infinidade de miudezas com toda a discrição. Aberto, com prateleiras, recebe toalhas de rosto e de banho de forma decorativa.

Já as cubas e o espelho também têm sua importância. As primeiras são essenciais para a higiene diária, enquanto o segundo é necessário para se fazer a barba ou a maquiagem, entre outras atividades. Por sua vez, o box precisa ser eficiente e prático, com um chuveiro que dê prazer em tomar banho.

O piso deve ser bem pensado, especialmente no que se refere a evitar acidentes. Como ele, tapetes devem ser anti-derrapantes. Já os porta-toalhas devem ajudar a organizar as peças em uso. Mas os grandes amigos da organização em um banheiro são os nichos e as prateleiras, que podem ajudar a organizar as coisas nos cantos mais variados. Os cestos também têm esta função e proporcionam um efeito embelezador do espaço. 

Conheça 9 dicas para um banheiro perfeitamente organizado e dê a ordem que você procura a esse ambiente. 

Cestos

Os cestos também devem ser lembrados na hora de organizar o banheiro. Geralmente feitos de materiais naturais, como vime e palha, esses recipientes ajudam a guardar todo tipo de coisas de um jeito bonito e rústico. Alguns desses cestos podem ser quadrados ou retangular e fazer as vezes de gavetas em gabinetes com a parte inferior aberta, com prateleiras. Cestos maiores, redondos ou quadrados, com ou sem tampa, podem, por sua vez, ser empregados para coletar roupas sujas ou toalhas usadas. Dois outros cestos, que podem ser de diferentes materiais, são necessários em um banheiro: um cestinho para o descarte de embalagens e outros materiais recicláveis e outro para o descarte de papel higiênico e outros materiais semelhantes. 

Espelhos e cubas

Antes de mais nada, é preciso considerar quantas pessoas vão fazer uso do banheiro. No caso de um casal, especialmente quando ambos trabalham fora, o ideal é pensar na comodidade dos dois nas manhãs corridas. No projeto de Denise Barretto Arquitetura, estão previstas duas cubas e dois espelhos para atender a cada uma das pessoas sem atropelos ou esperas estressantes. Os espelhos são charmosíssimos, com molduras prateadas, combinando lindamente com as cubas pretas e redondas que contrastam com a bancada de laca branca. Leve sempre em conta o estilo do banheiro na escolha de todas as louças e dos espelhos. No caso das louças, escolha peças com design arrojado e linhas elegantes, se o estilo do espaço for moderno ou eclético. O espelho, em muitos casos, pode ser uma peça que cobre a parede inteira, tornando não apenas mais fácil as atividades de limpeza e beleza junto à pia, mas também ajudando a ampliar o espaço existente.

Gabinetes e bancadas

Piso en Andorra, iloftyou iloftyou Casas de banho clássicas

O gabinete é essencial em um banheiro, pois serve para organizar uma variedade enorme de produtos e objetos. Apresentando portas e gavetas, o gabinete pode abrigar muitas coisas de maneira discreta e protegendo-as da poeira e da umidade. Nos nichos com portas, podem ser acomodados os produtos de higiene e beleza, as toalhas e secadores de cabelo, por exemplo. Já nas gavetas, podem ser guardados todos os tipos de miudezas, como maquiagem, esmaltes, lixas, alicates, cortadores de unha, tesourinhas, algodão, sabonetes, pasta de dentes, absorventes higiênicos, escovas, pentes, prendedores de cabelo e muito mais. Outra possibilidade é a bancada que serve de apoio para as cubas e, embaixo dela, pode haver prateleiras. Nesse caso, elas recebem toalhas de banho e de rosto, que ficam expostas e dão um toque colorido ou suave ao ambiente. A melhor maneira de se aproveitar totalmente as prateleiras é enrolar as toalhas ao invés de empilhá-las.

Box e chuveiro

homify Casas de banho modernas

A área molhada do banheiro também merce cuidados para que se possa ter um espaço agradável. Por isso, a escolha do box é fundamental. Um modelo em vidro temperado tem a vantagem de evitar fugas de água para o resto do banheiro e ainda deixa o ambiente mais leve. Se a privacidade é um elemento importante para quem faz uso do banheiro, um modelo em vidro fosco ou fumê pode garanti-la sem abrir mão da leveza. Tanto um quanto os outros modelos são mais fáceis de limpar do que aqueles feitos com material acrílico ou ainda do que as cortinas de plásticos. Outro ponto que precisa ser considerado é o tipo de chuveiro a ser instalado no banheiro. O ideal é ter um modelo que proporcione boa vazão sem perder calor.  

Pisos e tapetes

Um piso claro ajuda a tornar o banheiro mais amplo e agradável. Mas o que mais importa é escolher revestimentos anti-derrapantes, que evitam acidentes causados pela umidade. Se houver preferência pelo uso de tapetes no banheiro, o conselho é o mesmo: a parte de baixo deve ser de material anti-derrapante. No mais, brinque com as possibilidades decorativas tanto do piso quanto do tapete. Eles podem produzir efeitos especiais no espaço, marcando também o estilo que se deseja imprimir nele. 

Prateleiras e nichos

As possibilidades de armazenamento de produtos e objetos no banheiro aumentam bastante se o espaço é otimizado pela utilização de prateleiras e nichos. As laterais do gabinete da pia são espaços geralmente mal aproveitados, assim como as paredes acima do vaso sanitário e do bidê, se houver. Nessas áreas, as prateleiras ou nichos vão muito bem para dispor cosméticos, produtos de higiene, pequenos cestos e objetos decorativos. Mas é preciso não ceder à tentação de expor frascos de perfume dessa maneira. O banheiro é muito quente, com oscilações de temperatura, e esse calor pode afetar a qualidade e integridade dos perfumes propriamente ditos. Também não é recomendável deixá-los no parapeito da janela, caso haja uma, pois o sol e o calor provocam os mesmos danos. Deixe seus perfumes na penteadeira do quarto, o que é mais seguro.

Porta-toalhas

É muito útil em um banheiro um porta-toalhas que sirva para organizar as toalhas em uso. Os modelos são muitos e podem ajudar a marcar o estilo desejado. Um modelo elegante e muito prático é o porta-toalhas de metal que aparece na imagem acima. As toalhas podem ser dispostas para secar após o banho, evitando que sejam largadas no quarto ou qualquer outra parte. Outro modelo, mais tradicional, é o porta-toalhas constituído por uma barra horizontal ao lado do box. Se o banheiro não for partilhado, esse modelo atende às necessidades do espaço. Mas há ainda porta-toalhas em forma de cabideiro, com uma estrutura vertical com ganchos na parte superior, que dão um ar vintage ao ambiente. 

Plantas e flores

Pensando mais na decoração do que na organização do banheiro, as plantas e as flores têm a grande qualidade de proporcionar um ambiente com mais vida e cor. Mas, uma vez que o banheiro tem condições peculiares de temperatura e de umidade, é preciso que se pesquise as plantas que melhor se adaptem ao ambiente, incluindo aí a quantidade de luz natural disponível. Alguns mais inovadores chegam mesmo a criar verdadeiras vitrines para plantas no banheiro, como se vê na imagem acima. No entanto, não é preciso ir tão longe: pequenos vasos já fazem a diferença. Nos lavabos, onde não há área de banho e, portanto, não há tanta umidade e calor, é possível decorar a bancada da pia com vasos ou arranjos de flores, como por exemplo orquídeas e lírios da paz.

Luz e circulação de ar

Para finalizar, o banheiro com grandes janelas têm a vantagem de contar com uma melhor iluminação natural e melhor circulação de ar, o que permite manter o banheiro sem tanta umidade, mofo ou microorganismos. A luz natural torna o ambiente ainda mais agradável e a circulação de ar garante o bem-estar de quem faz uso do banheiro. Veja aqui outras dicas sobre banheiros.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista