Espectacular projecto de design de interiores para moradia em Tróia

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projeto Tróia, 4Ponto7 4Ponto7 Piscinas modernas Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Trazemos-lhe, hoje, um fenomenal projecto de design de interiores para uma moradia em Tróia. O projecto foi levado a cabo pela 4Ponto7, um atelier vocacionado para a execução de projectos de arquitectura e design de interiores. O gabinete conta com uma equipa jovem e dinâmica da qual fazem parte designers, arquitectos, engenheiros e mão-de-obra especializada que dá uma resposta de alta qualidade às necessidades e sonhos dos clientes.

Para a 4Ponto7, não basta um espaço ser bonito: tem que ser o reflexo de cada um. Do briefing à proposta final, a equipa percorre uma miríade de detalhes que abrangem a escolha dos materiais, as texturas, o mobiliário, a iluminação, entre outros. Tudo com o objectivo de criar um espaço único no qual o cliente se reveja. Prova disso é o projecto que hoje lhe vamos mostrar. As imagens são geradas em computador, mas extremamente pormenorizadas. Sempre que necessário, o gabinete desenvolve ilustrações e projectos em 3D para proporcionar aos clientes uma melhor visualização dos ambientes propostos. Vamos vê-las!

Sala de estar: zona da lareira

É pela sala de estar que começamos, um ambiente aconchegante onde sobressai uma paleta cromática que vai beber aos tons da natureza. O bege e o cinza claro preponderam, mas são interrompidos pela frescura do verde e pelo conforto trazido pelo castanho das madeiras. A disposição dos móveis foi pensada em função da lareira, o ponto focal do espaço. Os sofás modulares e de linhas modernas contrastam com o ar mais tosco das mesas de centro que parecem dois robustos troncos de árvore. Os nichos criados para a lenha permitem que os futuros proprietários acondicionem a lenha neste sítio, acabando, também ela, por fazer parte desta decoração. A contraposição de peças modernas e rústicas dá alma e originalidade ao ambiente. Destaque, ainda, para os dois candeeiros de tecto, um mais para cima e outro mais para baixo, a criar um statement no conjunto.

Zona da televisão

A sala de estar está dividida em duas zonas: a da lareira e a da televisão. A primeira é mais propícia a um convívio sem distracções, embalado apenas pelo crepitar das chamas. A segunda, por seu lado, é ideal para a família se reunir a ver televisão. Todavia, e como não podia deixar de ser, a decoração segue o mesmo estilo da zona de estar que acabámos de ver. Neste caso, o sofá, com mesa de apoio incorporada, surge complementado por uma poltrona, esta última com um design mais industrial. Ao lado da poltrona, uma mesinha e candeeiro de pé criam aqui um excelente recanto de leitura. A carpete fecha o conjunto.

Sala de jantar

Na sala de jantar, a protagonista é a mesa que se diferencia em termos de formato – é quadrada e não a típica mesa rectangular – e do estilo – tem um tampo tosco, de madeira maciça e com arestas irregulares. Ao redor da mesa, estão oito cadeiras em tecido com estrutura em madeira. Sobre ela, desemboca um candeeiro em palhinha com reminiscências campestres. É a mesa perfeita para reunir a família em torno de uma deliciosa refeição.

O exterior com piscina

O exterior da casa foi desenhado tendo em vista todo o conforto. A equipa da 4Ponto7 criou uma verdadeira sala ao ar livre com mobiliário em madeira e em rattan adequado ao espaço e à utilização que lhe é dada. O deck acomoda uma zona de refeições e uma zona de estar com sofá e cadeiras baixas, todos eles almofadados para maior comodidade dos utilizadores.

A planta traz cor e frescura ao espaço, ao mesmo tempo que estabelece um elo com o entorno verde. A par com as plantas, os móveis baixos, as almofadas e as lanternas pousadas no chão criam uma atmosfera descontraída e algo tropical que nos transmite uma infinita sensação de paz. Os elementos decorativos deste recanto lembram-nos um riad marroquino.

Prosseguimos para a zona privada da casa que inclui três quartos, um deles de criança. No primeiro quarto, o elemento que se impõe é a divisória rendilhada, com um ar exótico, que enquadra a cama, parecendo fazer parte da cabeceira da mesma. A cama de casal possui uma cabeceira baixa e em tecido que se prolonga em comprimento de forma a abranger as mesas de cabeceira. No quarto, prepondera o azul petróleo, um tom denso, profundo e luxuoso que transmite serenidade e aconchego. Os candeeiros de pé, esguios e elegantes, iluminam o quarto quase de forma etérea.

A divisória separa a cama da zona do roupeiro onde também existe uma cómoda e uma banqueta que, para além de decorativa, é muito prática nesta área de vestir.

Quarto de hóspedes

No quarto de hóspedes, abandonaram-se os tons terra e os verdes e casou-se o cinza escuro com os vibrantes apontamentos de vermelho dos têxteis da cama. Em vez da típica iluminação de mesa de cabeceira, optou-se por iluminação suspensa, em dourado, um pormenor diferenciador e elegante. As mesas de cabeceira são espelhadas, uma tendência revivalista (os móveis espelhados foram um êxito nos anos '20 e '30) e uma boa opção para quebrar a monotonia e elevar a decoração de qualquer que seja o espaço.

Do outro lado, e a contrastar com o cinza escuro da parede que está por detrás da cama, temos cores mais claras, que deixam o conjunto respirar, e um pequeno e gracioso sofá branco, só com um braço, ao lado do qual se encontra uma estante metálica. Não falta nada a este quarto de hóspedes!

Quarto de criança

Terminamos no quarto de criança decorado em jeito de conto de fadas. A divertida cama-casinha tem um gavetão que abre para uma segunda cama. Assim, a criança pode convidar os amiguinhos para ficarem a dormir! Na estrutura da cama, a iluminação decorativa cria um ambiente feérico e acolhedor. O quarto acomoda, ainda, uma zona de actividades que inclui uma mesa e três pufes cor-de-rosa e uma cómoda para que não lhe falte arrumação. Os tapetes redondos definem as diferentes zonas do quarto e lembram-nos um relvado. Terá sido esta uma forma de levar a natureza para dentro de portas?

Deixamos-lhe, em baixo, todos os contactos úteis da 4Ponto7:

  • Morada: Rua Castilho, 213 2.º Piso, 1070 – 051 Lisboa, Portugal
  • Telefone: +351 21 894 715 4 | Site: www.4ponto7.com
De que zona da casa mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista