Uma atmosfera portuguesa no centro de Lisboa

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
APARTAMENTOS PARA TURISMO / Short term rental apartments, Staging Factory Staging Factory Quartos mediterrânicos Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Cada vez há mais pessoas a recorreram à contratação de decoradores e designers de interiores para otimizarem a qualidade dos mais variados espaços. Apesar de ser notória as transformações que um trabalho profissional é capaz de induzir numa determinada área, os projetos habitacionais destacam-se por uma série de características muito pessoais, que acabam por determinar o ambiente da casa, com o passar dos anos.

Marcados por esta dicotomia entre a versatilidade e individualidade, os apartamentos dedicados ao turismo apresentam um desafio especialmente interessante ao nível da decoração. A capacidade de criar um ambiente acolhedor e funcional, sem conhecer as pessoas que irão ocupar um espaço, é um trabalho exigente.

É neste sentido, que hoje lhe apresentamos um trabalho de desenvolvimento de interiores em onze apartamentos dedicados ao turismo. O processo foi desenvolvido pela equipa da Home Staging Factory após um projeto de excelência realizado pelos famosos arquitectos Nuno e José Mateus do atelier ARX Portugal. Venha connosco e fique a conhecer os apartamentos ideais para passar umas férias na capital.

Aproveite e descubra mais intervenções da Home Staging Factory aqui.

Intervenção

Foi precisamente a partir do ambiente característico da localização que se desenvolveu o projeto de desenho de interiores desenvolvido pela Home Staging Factory. Deste modo as exigências ao nível de modernização foram equilibradas com a integração de artesanato e marcas de design português, capazes de criar uma identidade e atmosfera lusa no lugar.

Contexto

Situados no bairro da Mouraria, uma das zonas mais tradicionais da cidade de Lisboa, os apartamentos são envolvidos pelas ruelas, largos e praças deste centro histórico. Apesar de atualmente se caracterizar por vivências multiétnicas, a Mouraria foi um dos berços do Fado conservando ainda essa tradição. Além dos factores exógenos aos espaços intervencionados destaca-se ainda a arquitectura dos próprios espaços, que apresentando marcas típicas da construção do período de formação do bairro, foram devidamente preservados pelo trabalho previamente desenvolvido pelos arquitectos.

Paleta e materiais

A paleta em tons neutros definida pelos pavimentos em madeira e paredes brancos constitui-se como uma tela perfeita para o trabalho desenvolvido ao nível de decoração. Deste modo foram pontualmente introduzidos alguns apontamentos de cor de forma a criar um ambiente mais informal e acolhedor. No entanto a escolha criteriosa do mobiliário e outros elementos decorativos permitiu equilibrar a atmosfera das divisões sem recorrer a contrastes dramáticos.

Recuperar

Como seria de esperar de um projeto turístico, a decoração dos quartos assumiu um papel preponderante.  Além de se ter procurado complementar a simplicidade e a neutralidade da intervenção arquitectónico, foram integrados alguns elementos provenientes construção original, sempre de formas inesperadas. Uma medida ecológica e simbólica que permite manter alguns apontamentos da memória do espaço.

Quartos

Cada quarto foi desenvolvido com especial cuidado, criando atmosferas ligeiramente diferentes mas sempre coerentes entre si. Ao mesmo tempo que se optou por dar alguma continuidade à presença do branco contemporâneo das paredes, foram sempre integrados alguns elementos rústicos, de acordo com as vivências do bairro da Mouraria.

Harmonia

A qualidade do trabalho desenvolvido reside na vontade de combater o caráter impessoal da maioria dos espaços turísticos, criando ambientes verdadeiramente acolhedores. O conforto e funcionalidade adequados às vivências atuais são equilibrados pela presença do artesanato e design português. A harmonia visível no resultado final só pode resultar de um processo exigente e cuidado ao longo de onze apartamentos.

Conte-nos a sua opinião. Também achou um espaço fantásticos para os turistas?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista