12 formas de renovar a cozinha sem gastar muito dinheiro: anime-se!

'Country' Urbano, FABRI FABRI Cozinhas campestres
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, partilharemos consigo 12 formas para renovar a cozinha com um orçamento mais limitado.

Quando ouvimos as palavras renovar a cozinha, ficamos logo de pé atrás. Primeiro porque sabemos que a cozinha é um ambiente caro – dos móveis aos electrodomésticos, onde se gasta mais? Depois, também temos noção que quando começam obras na cozinha, lá temos que andar a comer fora ou a encomendar comida durante não sei quanto tempo. Na melhor das hipóteses, dá para aquecer uma pizza ou fazer umas sandes! Para além disso, quando há obras há sempre atrasos e imprevistos. Ou quase sempre! 

Contudo, hoje vamos mostrar-lhe 12 maneiras de dar um novo élan à sua cozinha sem gastar assim tanto dinheiro ou virar a sua vida de pernas para o ar.

Veja as soluções que encontrámos.

1. Superfície envidraçada

Tem a cozinha aberta para a sala, mas não lhe satisfaz o facto de os fumos e odores se propagarem para os ambientes adjacentes? Não há problema. Pode fechar a cozinha com uma superfície envidraçada. Desta forma, não perde a sensação de amplitude visual, nem a luminosidade do espaço. 

2. Substituir o piso

Neste projecto, a área da cozinha está delimitada visualmente por cerâmica. Isto gera uma certa independência em espaços integrados sem se ter que se erguer uma parede. Ao mesmo tempo, a cerâmica é um melhor revestimento para a cozinha. 

3. Portas de vidro

Existem objectos na cozinha que, para além de funcionais, são também decorativos. É o caso das louças, dos copos, dos livros de culinária e até de alguns alimentos (frascos de compotas, por exemplo). Então, uma boa forma de transformar a cozinha é através da colocação de portas de vidro nos armários, deixando a louça e outros objectos mais apelativos à vista.

4. Uma nova pintura para os armários

Mudar a cor dos móveis da cozinha causa um impacto tremendo no ambiente e a melhor parte é que nem é um trabalho moroso. Passe uma lixa na superfície dos armários, limpe-os bem e repare danos existentes. Depois, só tem que arregaçar as mangas e começar a pintar.

4. Papel de parede

Uma forma muito fácil de dar personalidade à cozinha – ou a qualquer outro espaço – é usar um papel de parede. Existem papéis de parede impermeáveis e laváveis que são ideais para espaços desta natureza.

5. Estantes e prateleiras

Um bom carpinteiro, pode ajudá-lo a aproveitar melhor os espaços através da instalação de prateleiras e estantes nas paredes livres.

6. Uma zona de refeições para o dia-a-dia

A sua cozinha está está pronta e tem um espaço no centro, mas não tem dinheiro para uma ilha? Então aproveite o espaço para uma mesa – quadrada ou redonda – e use-a para as refeições rápidas e informais do dia-a-dia. A mesa também pode servir como superfície de preparação de alimentos.

Tem espaço para uma ilha? Eis alguns modelos!

7. Armários com formatos alternativos

Estes armários redondos tornam a parede mais apelativa e original. Pode desenhá-los você mesmo e mostrar ao seu carpinteiro.

8. Península

Para criar uma península, pode cobrir uma das bancadas com uma superfície de madeira que se prolongue de modo a originar um espaço adicional para refeições ou trabalho. Neste caso, essa península surge ladeada por bancos pretos de estilo industrial.

9. Ladrilho hidráulico

Nas paredes ou no piso, experimente um revestimento com ladrilho hidráulico para emprestar cor e alegria à cozinha. Até o espaço mais aborrecido se transformará com este material!

10. Cortinas romanas

Eleve a sua cozinha do ponto de vista decorativo e instale umas cortinas romanas às riscas. Já se sente transportado para Paris?

Veja aqui mais opções de cortinas para cozinhas.

11. Mudar os puxadores

É fantástico como uma transformação tão simples quanto esta pode fazer com que nos apaixonemos novamente pela nossa frente de cozinha. Tire os puxadores antigos e substitua-os por uns mais modernos.

12. Invista na iluminação

Nada como um bom projecto de iluminação para valorizar um espaço. Entre candeeiros suspensos ou LEDs embutidas, a sua cozinha beneficiará de uma nova vida. 

Está à procura da iluminação ideal? Temos algumas dicas para partilhar consigo.

Mais ideias para renovar móveis de cozinha

Eis algumas sugestões de como

Aposte em contratar um designer de cozinhas para o ajudar a

artigo

De qual destas ideias mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista