7 exemplos de portas e janelas basculantes para instalar em casa

Projeto e Obra Residência Genesini -, Studio + Arquitetura e Urbanismo Studio + Arquitetura e Urbanismo Casas minimalistas Betão
Loading admin actions …

Naturalmente, as portas e janelas são elementos fundamentais em uma obra arquitetônica. Portanto, as decisões ao redor deste tema acompanham o projeto desde as primeiras conversas entre clientes e arquitetos. Independente do local, estilo e tamanho da casa, a ventilação e iluminação naturais são pontos de suma importância que devem ser considerados para um bom funcionamento do lar, do ponto de vista térmico.

O que pode variar muito dependendo da região e orientação de cada fachada, é o tamanho e tipo de janelas e portas a escolher. Por exemplo, uma fachada posicionada à direção Leste receberá a luz solar durante a manhã, e portanto não corre grandes riscos de sofrer pelas altas temperaturas, pois é um sol mais ameno em relação ao da tarde. Por outro lado, as fachadas direcionadas ao Oeste, receberão os mais solares mais fortes do dia, exigindo sistemas mais protegidos. Este é um ponto importante para decidir a questão dos modelos de abertura.

As portas, por outro lado, baseiam-se mais em questões de segurança. Principalmente quando falamos da entrada da casa ou da garagem. Tendo isso em mente, selecionamos alguns projetos que se utilizam do sistema basculante para as portas e janelas. Desta forma, você pode entender para quais casos estes sistemas são recomendados, além de outros cuidados a antes de decidir. Vamos começar?

1. Janelas basculantes

As janelas basculantes são um clássico da arquitetura Brasileira. Bastante utilizadas em cozinhas, lavanderias e banheiros, este sistema oferece aberturas altamente reguláveis, permitindo uma maior ou menor entrada de ventilação. Em geral, sua estrutura é bastante resistente, pois são construídas com ferro, e suas folhas revestidas em vidro temperado. No entanto, pode-se encontrar alternativas mais leves feitas em alumínio e superfícies em vidro opaco, para ambientes que exigem mais privacidade.

2. Peitoril

Tratando-se de janelas, muitos aspectos devem ser levados em consideração, assim como quais cuidados tomar. Um elemento indispensável é o peitoril. Também conhecido como parapeito, esta peça é importante para garantir a segurança de seus usuários, bem como para dar um acabamento à estrutura. As características dos peitoris dependem de cada desenho arquitetônico, mas em geral trata-se da subtração entre a espessura da alvenaria e a estrutra da janela, considerando o nicho aberto na parede para instalar a mesma.

Estes elementos devem receber um tratamento adequado, principalmente para proteger de possível infiltrações ou respingos de água da chuva. Para o acabamento, qualquer material pode servir de revestimento, dependendo do gosto e estilo de cada cliente.

3. Portas basculantes

Já no caso das portas, os sistemas basculantes são bastante utilizados em garagens. Os motivos são bastante óbvios: por um lado, este sistema apresenta uma segurança inigualável, sendo praticamente impossível de se abrir uma vez que trancado; por outro lado, a forma como abre exige pouco espaço, otimizando áreas pequenas.

4. Funcionamento

O funcionamento das portas e janelas basculantes é bastante simples, já que se baseiam na rotação em torno de um eixo até que atinjam a posição perpendicular. Por este motivo, estes sistemas permitem aberturas em diversos ângulos, e por isso são interessante para questões relacionadas à ventilação natural. Sua estrutura está relacionada aos montantes que, posicionados em suas laterais e topo, sustentam as portas e permitem que as mesmas abram-se completamente.

5. Instalação

A instalação destes sistemas deve ser feita sempre com o auxílio de profissionais especializados, seguindo as recomendações dos fabricantes. Nos desenhos arquitetônicos deve ser especificados os detalhes a serem executados em obra, incluindo as juntas de dilatação entre os montantes e a alvenaria.

6. Para fachadas modernas…

As portas basculantes têm um efeito surpreendente nas fachadas, pois integram-se completamente ao desenho arquitetônico e garantem uma composição equilibrada.

Como vemos, são fabricadas em diferentes materiais e seus revestimentos variam de acordo com o desejo dos proprietários e arquitetos. Neste caso, a porta de madeira dá um toque cálido ao estilo moderno desta residência.

7.… E elegantes!

E justamente por integrarem-se tão bem às frentes das casas, as portas basculantes são ideais para quem deseja obter um resultado elegante e sofisticado. Além disso, a questão da segurança também é garantida pelo quão discretas estas portas podem ser.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista