10 ideias para renovar o jardim sem muita despesa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Sommergarten, Pflanzenfreude.de Pflanzenfreude.de Jardins campestres
Loading admin actions …

A Primavera chegou e está na hora de cuidar do espaço exterior da sua casa. Seja qual for a área em questão – um jardim, uma varanda, um pátio, entre outras – depressa se tornará na protagonista do dia, pelo que é essencial valorizá-la para dela desfrutar em pleno. Não é necessário um grande investimento para obter um resultado agradável. Com alguma criatividade, tudo se consegue. Se não sabe por onde começar, não se preocupe: vamos propor-lhe 10 projectos cheios de ideias para dar vida ao seu espaço.

1. Iluminação

A iluminação é fundamental nos espaços ao ar livre. Serve para melhorar o conforto durante a noite e para criar a atmosfera certa. Há muitas soluções que podem ser aplicadas no que à iluminação diz respeito. Os pingentes que vemos na imagem são particularmente interessantes para dar um toque romântico e intimista à zona de refeições exterior desta casa.

Patio Mexicano., arQing arQing Jardins rústicos

2. Contrate um jardineiro

Se tem um pequeno jardim, é muito provável que, durante o Inverno, a vegetação tenha sido negligenciada. Pois chegou a hora de reverter essa situação. Para obter um resultado cuidado e profissional, deve contratar um jardineiro. É um investimento que vale a pena para pôr o seu jardim a brilhar!

3. Luzes por todo o lado

Esta sugestão não se adequa a qualquer espaço, nem a qualquer pessoa. Algumas pessoas hão-de achá-la exagerada e outras há que adorarão o ambiente colorido e enérgico que estas luzes criam. Acrescente iluminação em vários elementos do jardim para criar uma atmosfera especial e festiva. 

4. Um pequeno recanto com plantas

Se não tiver um espaço muito amplo, crie um recanto com plantas, tal como o que se vê na imagem. É a solução perfeita para quem tem uma área exterior exígua.

5. Decoração

A decoração não se usa apenas no interior. Use objectos de decoração para enriquecer o jardim, de forma a personalizar o espaço. Aqui, vemos bonitas lanternas, com formas diferentes e penduradas nas árvores, a criar um ambiente idílico. 

6. Plantas: semear e esperar

Plantar sementes e ver as plantas a crescer é um processo que pode ser moroso, mas, sem dúvida, emocionante. Claro que pode escolher plantas já crescidas para o seu jardim, mas nada é tão satisfatório como cuidar de uma planta e vê-la a desenvolver-se lentamente sob o seu olhar atento. 

(outro exemplo de um jardim pequeno e económico)

7. Uma bela cama de rede

Quem não gostaria de ter uma cama de rede no jardim? Quem sabe até uma cama colorida como esta? Não é apenas uma peça bonita. É também uma óptima aliada para eliminar o stress e permitir às pessoas repousar no meio da natureza, quem sabe na companhia de um refresco, de um livro ou de boa música.

8. Móveis de jardim

Existem móveis de jardins para todos os gostos e orçamentos. Há-os mais caros, mas há também mobiliário muito barato com materiais adequados ao espaço. Poderá também encontrar boas opções em flea markets.

9. Vasos para decorar

Os vasos são perfeitos para quem quer dar um toque verde ao espaço exterior, mas não tem terra para cultivo. Não ter terra ou relvado tem uma vantagem que se prende à quase inexistente necessidade de manutenção. Por outro lado, é provável que o ambiente se torne um pouco estéril. Para superar este inconveniente, use vasos com plantas. 

10. Uma pequena horta em vasos

homify Jardins rústicos

Não há nada melhor do que plantarmos as nossas próprias ervas aromáticas para dar sabor aos nossos cozinhados. Organize-as em vasos diferentes e tenha tudo à mão de semear!

Vai pôr em prática alguma das nossas sugestões? Conte-nos tudo. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista