10 lindos jardins de inverno para sua casa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
APARTAMENTO VILA MADALENA, Eduardo Novaes Arquitetura e Urbanismo Ltda. Eduardo Novaes Arquitetura e Urbanismo Ltda. Jardins de Inverno ecléticos
Loading admin actions …

Ter um jardim de inverno nada mais é do reservar um espacinho para o verde na parte interna de sua casa. É muito mais do que ter um ou dois vasos de planta, mas sim realmente incluir as plantas na sala ou outra parte da casa.

Existem diversas maneiras de ter um jardim de inverno: vasos de plantas, um espaço isolado, cercado de vidro, ou mesmo integrado à sala.

Se você tem um espacinho sobrando para encher de verde, ou quer ter, veja algumas formas bonitas e criativas para fazer seu jardim de inverno

1. Pedras

As pedras que revestem uma das paredes deste ambiente, combinam perfeitamente com o espaço criado ao fundo para ser um jardim de inverno, com fonte e pedrinhas no chão. 

Nota-se que não é necessário um espaço cheio de verde para ser um jardim de inverno. Vasos de plantas e flores se espalham pelo ambiente, mas um cantinho, coberto por uma pérgola, dá o tom do jardim interno.

2. Árvore

Acha que só é possível ter uma árvore do lado de fora da casa? Este projeto mostra que não. Uma região da sala foi reservada para o verde: pedrinhas no chão e plantas baixas rodeando uma árvore. Outro artifício usado para trazer a natureza para esse sobrado foi deixar uma abertura do primeiro para o segundo andar, e assim a árvore embeleza os dois pisos.

3. Pequenas plantas

Que tal apenas algumas plantas para trazer o verde a um ambiente? Um vaso maior – em que é possível ver apenas as folhas – é combinado com outros pequenos em um ambiente com bastante madeira e luz.

4. Integrado à sala

Você não precisa de nenhuma divisão de ambientes para ter um jardim de inverno perfeito em sua casa. Para provar que ele pode estar em qualquer espaço, este cantinho da sala foi reservado, para pedrinhas e alguns tipos de plantas – com um design digno de um jardim clássico.

5. Divisão com vidro

Mas se preferir ter um espaço reservado para seu jardim, também é possível. Nesta casa, ele é dividido da sala por meio de uma porta de vidro. 

O espaço conta com uma abertura para entrada de luz na parte de cima, e com arbustos e uma pequena árvore, torna-se um local de convivência próximo à natureza. Para deixá-lo mais confortável, um banquinho de madeira foi colocado.

6. Muitas plantas

Outra ideia para um espaço reservado é enchê-lo de plantas, do chão ao teto, com diversas espécies. 

7. Atrás do sofá

Uma grande quantidade de plantas e variedades de espécies também podem ser colocadas no mesmo ambiente da sala, tornando o ambiente social mais verde.

Nesse caso foi escolhida a parte de trás do sofá para o jardim de inverno, que ocupa um grande espaço. Plantas de todos os tipos e tamanhos foram escolhidas e até mesmo uma fonte de água.

8. Espaço de convivência

A imagem acima mostra uma ótima maneira de integrar completamente o verde a um espaço de convivência. Perfeito para os adeptos de um estilo mais alternativo em casa, uma árvore é colocada no centro da mesa e plantas mais baixas, ao lado dos sofás ou poltronas. Que tal?

9. Entrada

Ter um jardim na entrada de casa é muito comum, mas que tal se este jardim for na parte interna da entrada de casa? Uma parede é revestida com verde em um belo jardim vertical e, na parte de baixo, plantas e flores têm a função de embelezar o local em que os visitantes passam logo depois de adentrar à casa.

10. Vasos de planta

homify Jardins de Inverno minimalistas

Para um espaço mais clean, mas ainda com apelo à natureza, uma alternativa é optar por vasos grandes de uma mesma espécie vegetal em diversos pontos do ambiente.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista