Como fazer móveis de palete

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Arredo pallet, interiordave interiordave Varandas, marquises e terraços ecléticos
Loading admin actions …

Reinventar é sempre uma opção positiva. Poder dar novos formatos a coisas que, aparentemente, não tem utilidade é uma sensação de reforço com as coisas que amamos, já que estas coisas serão direcionadas para o lar. E pensando em renovar o amor que você sente pelo seu lar, somando a isso dicas de DIY – Do It Yourself, ou, Faça Você Mesmo, trouxemos a você ideias incríveis de mobílias feitas com paletes. 

Fáceis de fazer, duráveis e possíveis de acomodar em qualquer cômodo, optar pelos paletes traz uma opção sustentável e eficiente quando a durabilidade e personalização do móvel criado, além, claro da originalidade de ter em seu próprio lar, algo feito pelas suas mãos. Paletes são bases de caixas transportadas para abastecimento de cargas de grande peso, por isso, geralmente a possibilidade de encontrar paletes resistentes é bastante grande. Para isso, basta ir a feiras ou mercadões municipais. É muito comum que estas peças sejam descartadas pelos trabalhadores. Ainda assim, caso não encontre, basta fazer uma rápida pesquisa e encontrar excelentes peças já lixadas e tratadas por preços acessíveis. 

Para preparar o seu palete, você deve utilizar uma lixa e deixá-lo liso, depois passar um produto protetor contra cupins e, por fim, aplicar a tinta de sua preferência. A montagem das peças, como cadeiras e armários pode ser feitas com parafusos e dobradiças, além de outras peças precisarem apenas de encaixe para que tomem a forma final do móvel escolhido. 

Depois de preparada a peça, basta se inspirar nas nossas dicas e dar ao seu espaço um novo móvel cheio de originalidade e feito por você. Temos certeza que as visitas morrerão de inveja e você irá servir como ótima referência na reutilização de materiais.

Agora que você já sabe o tema deste Livro de Ideias, é só vir se inspirar conosco a aproveitar as nossas dicas!

Sofá

A utilização de paletes como sofá confere ao móvel acabo um visual requintado, bonito e admirável. Isto porque as opções de estofado contribuem muito para que o móvel tenha um acabamento perfeito. Neste projeto da foto, notamos que foram utilizados dois paletes inteiros empilhados à direita e duas peças cortadas pela metade à esquerda. O estofado foi colocado com um colchão de alta densidade e boa espessura e encapado com um tecido específico para estofados. A cor, azul, traz elegância e charme ao ambiente e o conjunto de almofadas fica perfeito para uma melhor acomodação. Vale a pena ter um!

Mesa de jantar

Original, prática e com o toque rústico perfeito, este conjunto de mesa e poltronas ficará ótimo na sua sala de jantar. A mesa central é formada com um palete em tamanho grande e fechado em formato de caixote. Neste projeto, a opção foi deixá-lo em madeira crua. No entanto, você pode ficar à vontade para pintar e personalizar a peça como melhor lhe convir. Outra possibilidade é acomodar um tampo de madeira ou vidro para que a parte superior da peça fique lisa e, assim, mais fácil de ser utilizada. A vantagem deste móvel em palete é a leveza e facilidade para colocá-lo em qualquer ambiente do lar, seja interno ou externo. Faça o teste!

Mesa vintage para café

Como dissemos anteriormente, uma das maiores vantagens em ter móveis feitos em palete, além do baixo custo, é a facilidade e a infinidade de possibilidades para personalizar a peça. Neste projeto, a forma com que o móvel foi pintada, traz ares vintage à peça, com cores levemente desbotadas por todos os lados. Para montar a mesa, foi retirada a base do palete e pregadas duas pelas de caibro na altura desejada. Neste caso, como é uma mesa para café, a opção é deixá-la como original, sem a necessidade de um tampo na parte superior. A montagem é muito simples e prática, exigindo apenas cuidado na finalização da peça.

Cadeiras

As cadeiras feitas com palete são um verdadeiro arraso. Isto porque, a originalidade com as quais são feitas, não fica para trás de nenhuma outra peça pronta. Para deixar o conjunto perfeito para a sua sala de estar ou varanda, você irá precisar de dois paletes para formar uma cadeira. Para a parte da base, mantenha apenas a estrutura completa de uma das pontas, fazendo com que a parte de trás caia com inclinação. Para o encosto, foi utilizado uma peça de palete com largura menor e encaixada em um espaço vazado da peça. Você poderá manter a estrutura forte utilizando pregos e dobradiças para o encaixe das peças. Por fim, basta escolher a cor de sua preferência e pintar o conjunto. Os resultados são maravilhosos.

Cama

homify Quartos industriais Camas e cabeceiras

Fazer uma cama com paletes é um trabalho prazeroso, mais fácil do que se imagina e com um custo muito menor do que as camas oferecidas no mercado. Para montar a base, você precisará apenas de quatro paletes, em caso de uma cama mais baixa, ou mais um empilhamento sobre a base até que a altura seja a desejada. Para formar a base, coloque as peças em formato de T, ou seja, empilhe as peças na parte de trás com o formato delas em vertical, deixando-as paralelas uma a outra. Na parte superior, coloque as peças na horizontal, de forma com que sobrem na lateral da cama. Desta forma, além de ter a cama aconchegante e muito original, você terá ainda pequenos espaços que servirão como base para guardar objetos, como livros e outros. Para a cabeceira, você poderá utilizar mais duas peças pequenas de paletes com uma tábua pregada entre ambas, para ter o acabamento perfeito do seu móvel.

Armário e prateleira

Por fim, trouxemos uma peça projetada pelo escritório Michelle Martins Arquitetura + Fotografia, de São Paulo (SP), que utiliza uma peça de palete quase imperceptível como prateleira no armário embutido sobre o balcão da cozinha. Prático e perfeito para a organização de utensílios, a peça foi desenvolvida com muita inteligência e ficou perfeitamente acomodada. Para o acabamento, a utilização do verniz ficou perfeita pelo brilho que a peça ganhou, assim como o conjunto todo da cozinha merece ser destacado pela originalidade, citando entre estes itens, o conjunto de lâmpadas em diferentes formatos. Prático e perfeito!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista