Como organizar o meu espaço de trabalho em casa?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
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Porque há cada vez mais pessoas a trabalhar a partir de casa, pareceu-nos oportuno deixar algumas sugestões sobre como manter o escritório organizado, bonito e funcional. O escritório é um espaço que, facilmente, se torna caótico. No entanto um espaço caótico é sinónimo de uma mente caótica e, por conseguinte, de um trabalho menos produtivo. Importa, entre outras coisas, manter tudo no sítio, criar espaços diferentes para cada objecto e organizar documentos por temas ou cores. 

Pode-se argumentar que, hoje em dia, a maior parte do trabalho se desenvolve no computador. Não deixa de ser verdade. Ainda assim, um espaço de trabalho arrumado e sem distracções tem um impacto positivo no seu rendimento.

Como queremos que se sinta um trabalhador competente, deixamos-lhe algumas dicas que consideramos importantes para manter o seu ’home office’ num brinco! 

Organizar documentos

Um sistema de organização minucioso é uma boa indicação para um espaço de trabalho funcional. Indo buscar uma expressão popular: cada macaco no seu galho que é, neste caso, como quem diz, cada documento na sua caixa, dossiê ou pasta. Documentos de trabalho numa, documentos de saúde noutra, facturas para o IRS – que sigla feia – noutra. Tempo é dinheiro e, desta forma, quando precisar de consultar alguma coisa, já sabe onde ela está. Sabia que o ser humano demora, em média, dez minutos à procura de um documento? Pois é. Para optimizar, ainda mais, o seu sistema de organização de documentos, use etiquetas e cole-as nas lombadas das capas ou nas tampas das caixas. Se tem uma boa memória visual, também pode organizar a sua papelada por cores. Importante é mesmo não deixar acumular. Use, arrume, use, arrume, use, arrume! Sempre. Sabemos que parecemos uma mãe chata a dar conselhos, mas somos bem intencionados. Se já deixou acumular muitos documentos, nada tema. Vai sempre a tempo. Tire umas horas para os esmiuçar e divida em três pilhas distintas: deitar fora; arquivar; utilizar.

Secretária

Comecemos pelo elemento principal de qualquer escritório: a secretária. Por ser um móvel com muita utilização, invista numa peça resistente. É sobre ela que vai colocar o seu computador, os livros, os documentos e outros acessórios. Logo, convém que seja sólida para o acompanhar ao longo de muitos anos sem se manchar, sujar ou riscar. Para além disso, e sobretudo se ocupa muito espaço a trabalhar – olá, arquitectos! – pondere investir numa secretária espaçosa. Não há nada pior do que aquela sensação de claustrofobia enquanto estamos na labuta. Espaço livre, mente livre. Pense assim. Quando a for escolher, sente-se em frente a ela e tente perceber se o formato se adapta ao do seu corpo. É importante para a sua saúde que trabalhe numa posição correcta e não tenha que estar curvado ou com as pernas presas por baixo do tampo. Se o seu escritório é pequeno, compre uma secretária que integre um espaço de arrumação como uma fileira de gavetas, por exemplo. Há secretárias modernas que até já incluem tomadas. Usa muita tecnologia para trabalhar? Então é uma ideia a ter em conta.

Veja, por exemplo, a sugestão portuguesa da Wewood. A secretária Metis, fabricada em carvalho, é multifuncional e dispõe de variadas soluções para que possa manter o seu espaço de trabalho organizado. A Metis integra três gavetas, um compartimento secreto e duas secções com tampas. Ainda que tudo isto esteja resumido numa só estrutura, a sua estética é minimalista. Caso para dizer, qualquer cantinho lhe assenta. Nesta secretária made in Portugal, os cabos ficam ocultados e os clips, agendas ou documentos têm bolsos próprios para serem arrumados. Smart, hun? 

Arrumação

Mesmo que tenha um escritório pequeno, não se esqueça de incluir boas zonas de arrumação. Pode mandar fazer móveis ou armários por medida, pode colocá-los suspensos, embutidos na parede ou aproveitar pormenores arquitectónicos. Pode, até, usar objectos inusitados para armazenamento, dando-lhes um novo propósito. Pondere a colocação de armários que tenham zonas com portas e outras sem portas. Na parte de dentro, coloque tudo aquilo que menos usa ou que é esteticamente menos apelativo. Por fora, disponha, por exemplo, livros com encadernações bonitas e objectos de decoração elegantes.

Prateleiras

Não esqueçamos as prateleiras. Um escritório vestido a livros tem outra alma. Se tiver essa hipótese, considere colocar prateleiras a toda a altura, do chão até ao tecto. Não faltam opções nas lojas. Há prateleiras lisas e brancas, coloridas, longas e estreitas ou com formatos inusitados. Por vezes, a prateleira é até a própria secretária o que nos parece uma boa solução para divisões exíguas ou para quando o escritório toma de empréstimo uma parede do quarto ou da sala. Nestes casos, é preferível uma zona de trabalho mais graciosa que não destoe no conjunto. As prateleiras não têm só que ser suporte para livros e documentos. Pelo contrário. Importa trabalharmos num ambiente inspirador e, por isso, podemos decorá-las com molduras, com objectos de colecção, com flores, entre outros. Trata-se, no fundo, de intervalar o ambiente mais austero de trabalho com o de lazer e se receber clientes em casa, tem uma atmosfera mais convidativa à espera deles.

Acessórios inteligentes

Num escritório, a funcionalidade é a palavra-chave. Com isso em mente, há cada vez mais criativos a projectar objectos práticos e bonitos que nos resolvem problemas do dia-a-dia. Tenhamos, como exemplo, a fotografia em que uma caveira colorida, criação dos designers turcos Marangoz Ciragi, serve como suporte para o tablet. É um acessório divertido que dá imenso jeito para mostrar, por exemplo, o seu portefólio a clientes, se for o caso. Objectos deste género não faltam. São úteis e tornam o seu escritório mais divertido!

Dicas extra

homify Escritórios mediterrânicos

Se há coisa visualmente inestética nos escritórios é a amálgama de cabos que se acumulam por detrás da secretária. Cabo do computador, cabo da impressora, cabos para carregar o telemóvel, cabos do telefone, entre outros. O que acaba por acontecer é eles misturarem-se todos, sendo, depois, difícil de os voltar a ordenar e de lhes limpar o pó. Assim, convém prendê-los para os manter no sítio. Pode, para isso, recorrer a um simples elástico ou então procurar soluções mais sofisticadas que já existem, como os acessórios em pele a formar um “taco” que apertam com um botão. Para evitar este problema, e se tiver possibilidade para tal, invista em tecnologia sem fios.

Uma superfície magnética é, também, útil para pendurar no escritório. Nela, pode colocar notas com afazeres ou documentos importantes que precise de ter à mão para o seu trabalho. Os quadros em lousa ou em cortiça cumprem uma função idêntica.

Organize cirurgicamente o mobiliário. Deixe espaço para circular, mas mantenha a impressora junto ao computador ou uma poltrona junto à estante dos livros. É pura e simplesmente mais prático.

Não se esqueça de apostar em bons pontos de luz. Nada de queimar as pestanas. Se tiver uma boa entrada de luz natural, tanto melhor. Ainda assim, pondere a compra de candeeiros de pé e de mesa para trabalhar durante a noite.

O seu escritório está arrumado ou nem por isso? Vai pôr em prática alguma das nossas sugestões?

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