< >
Casa Rosto do Cão, Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Cozinhas minimalistas
< >
Casa Rosto do Cão, Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Cozinhas minimalistas

O projecto apresentado foi desenvolvido segundo uma filosofia arquitectónica contemporânea, com o objectivo de cumprir o programa funcional proposto pelo requerente que pretende criar as condições essenciais para vivência quotidiana actual.

Com base numa análise prévia de reconhecimento das características gerais do terreno a intervir e da sua envolvente, propomos uma concepção volumétrica que pretende ajustar-se à topografia natural do terreno, que se apresenta praticamente plano, através da criação de um embasamento sobre a qual se prevê a construção da moradia desenvolvida integralmente num piso.

Assim, pretende-se materializar um objecto arquitectónico que se relaciona com o meio envolvente de modo a tirar partido do ambiente natural da quinta e da exposição solar, através de uma composição volumétrica de inspiração orgânica resultante dos alinhamentos sugeridos pelos muros e percursos existentes e com uma solução de coberturas inclinadas de duas águas que pretendem incutir uma volumetria articulada com reminiscências dos interessantes modelos que caracterizam a arquitectura rural dos Açores.

No que concerne à concecpão arquitectónica, protejamos uma moradia implantada numa base plana segundo um eixo Nascente/Poente, concentrando os espaços vivenciais de maior permanência sobre o quadrante Sul/Nascente, onde se destacam as salas e os quartos de dormir. A sala comum usufrui ainda do espaço exterior coberto projectar.

A norte projecto-se quatro volumes paralelos por forma a tirar partido da iluminação natural nascente/poente sendo um deles destinados ao escritório, um ocupado por um quarto, outro ocupado pela zona de serviços composta pela cozinha, uma para tratamento de roupa, arrumos e ainda um espaço coberto destinado ao parqueamento de viaturas. Prevê-se ainda nesta zona um armário onde se reúne os equipamentos de infraestruturas de apoio à moradia.

No que se refere aos arranjos exteriores, para além das zonas de circulação de viaturas e acessos pedonais, projectou-se num espaço a sul contiguo à sala, um terraço revestido em deck de madeira tratada, com o objectivo de proporcionar uma vista sobre a quinta. Neste projecto também se prevê a recuperação pontual das construções de apoio agrícola existentes.

Créditos fotográficos: Fotografia Paulo Goulart®
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado