PISCINAS TERMAIS POÇA DA DONA BEIJA, Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Corredores, halls e escadas minimalistas
PISCINAS TERMAIS POÇA DA DONA BEIJA, Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Monteiro, Resendes & Sousa Arquitectos lda. Corredores, halls e escadas minimalistas

A requalificação da “Poça da Dona Beija” é uma importante

intervenção com a finalidade de melhorar as condições de segurança e exploração dos recursos naturais existentes no local.

A crescente procura por este espaço, tanto por residentes, como por visitantes, vem consolidando este espaço como sendo um dos locais mais concorridos da ilha de São Miguel. O notório desgaste dos materiais existentes, causado pela sua grande afluência, originou a substituição de todo o pavimento do percurso de acesso às piscinas por um reguado de madeira autóctone, a criptoméria.

Entendemos que a utilização de materiais endógenos dos Açores estabelece uma melhor simbiose entre a exploração dos recursos naturais e a intervenção humana.

Por exigências programáticas foram demolidas duas construções, a antiga bilheteira e um volume de apoio temporário que se encontravam implantadas junto à entrada principal do recinto. Em substituição, foi desenhado um único edifício que visa optimizar os espaços de serviço e toda a entrada no recinto, com uma linguagem formal que estabelece uma relação de maior equilíbrio com a envolvente.

O novo edifício, com base numa diretriz paralela ao muro periférico existente a sul, é composto por uma cobertura de apenas uma água e revestido integralmente com reguado de madeira de criptoméria.

Relativamente à organização do espaço interior, foram criadas a portaria/bilheteira com um posto de trabalho, uma instalação sanitária para os funcionários, um compartimento para arrumos e uma área de exposição/loja.

De modo a evitar a ocupação do domínio público hídrico, a implantação do edifício proposto resulta da distância mínima de 7 metros recomendada à margem da ribeira.

A intervenção visa ainda a construção de mais um núcleo de piscinas, composta por um tanque e um lava-pés, no sentido de aumentar a capacidade da área balnear do recinto.

Estas novas piscinas localizadas na margem norte da ribeira foram construídas com base as estruturas já existentes, sendo que o seu acesso é assegurado por um passadiço em estrutura metálica, revestido com reguado de madeira de criptoméria.

Por fim, foi implementada uma rede de iluminação indireta, inserida de um de forma cuidada, prevendo resultar numa melhor sinalização dos percursos pedonais e numa melhoria dos aspetos paisagísticos do lugar.

Créditos fotográficos: Fotografias Paulo Goulart®
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado