casa em águeda, nu.ma | unipessoal, lda nu.ma | unipessoal, lda
casa em águeda, nu.ma | unipessoal, lda nu.ma | unipessoal, lda

Caracterização do terreno

O terreno, de forma não regular, desenvolve-se ao longo da Rua das Roçadas num sentido longitudinal de Norte para Sul. Este terreno apresenta um acentuado desnível, estabelecendo duas plataformas de cotas (terreno natural)

Proposta

A habitação insere-se numa zona de baixa densidade construida e em meio rural.

O terreno pela sua morfologia condicionou, em termos programáticos e volumétricos a proposta. De igual forma, as vistas condicionaram a implantação da habitação.

Tendo em atenção as características altimétricas e planimétricas do terreno, nomeadamente a acentuada inclinação que se inicia junto ao arruamento, propõe-se em termos de projecto uma re-caracterização do terreno por forma a que este estabeleça uma plataforma para a implantação da habitação. (cota 86.50).

Em termos de acesso à habitação, propõe-se um acesso automóvel e um acesso pedonal, sendo estes o elo de ligação entre a cota de entrada no terreno e a entrada na habitação.

A distribuição espacial interior resume-se à separação de forma radical, da função por piso. A zona de serviços/social, fica à cota da entrada e é composta por Hall de entrada, instalações sanitárias, escritório, cozinha, dispensa, sala de jantar / estar e o acesso vertical.

Neste piso propõe-se a criação de reentrâncias criando zonas de ensombramento (sala de estar / jantar) e protecção das chuvas (hall de entrada exterior). No piso 1, a zona mais privada composta pela zona dos quartos e instalações sanitárias de apoio. Neste piso novamente as reentrâncias, mas para a criação de plataformas de estar exteriores (terraços) de apoio aos quartos. Estas plataformas criam um recuo em termos de exposição destas zonas mais privadas. A criação de reentrâncias nos dois pisos, teve também a finalidade de reduzir e dissimular a forma paralelepipédica inicial.

Com esta separação de função por pisos, criou-se igualmente uma ligação muito estrita com os níveis do terreno, ou seja, o piso 0 fica ligado à cota baixa do terreno e o piso 1 fica com uma ligação de nivel com a cota alta do terreno.

Procurou-se no projecto, dissimular as zonas de serviço, retirando-lhes importância visual. Assim, estas passam para a parte posterior da habitação, ficando “enterradas” em relação ao terreno.

Créditos fotográficos: ITS
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado