< >
GNRation , Visual Stimuli Visual Stimuli Espaços comerciais Locais de eventos
< >
GNRation , Visual Stimuli Visual Stimuli Espaços comerciais Locais de eventos

GNRation é um projecto que transforma as

antigas instalações da Guarda Nacional Republicana num pólo criativo. No interior, a arquitectura (Atelier Carvalho Araújo) pretendia manter os espaços disponíveis para serem apropriados pelos utilizadores e uma renovação de infraestruturas que permitisse flexibilidade de utilização. Optou-se então por utilizar as esteiras técnicas que percorrem todo o edifício como suporte da iluminação.

Utilizaram-se luminárias T5 pousadas nas esteiras, como iluminação indirecta. Em diversas zonas foram montadas calhas de 3 circuitos dentro das esteiras, permitindo que estas luminárias sejam mudadas de local e, através da acoplagem de acessórios desenhados especificamente, possam ser fixas à esteira em posição para varrimento das paredes. Foram também desenvolvidas fixações para projectores QR-CB serem utilizados da mesma forma.

Na entrada e circulações públicas recorreu-se a RGB como forma de diferenciação e de assinalar o tipo de evento a decorrer variando a côr da iluminação.

No exterior o conjunto dos edifícios reveste-se duma pele de vasos suspensos, a qual se iluminou diferenciando entre a praça de eventos com varrimento abrangente desta pele e o pátio mais pontuado e intimista.

Pequenos pontos de brilho acompanham o desenho de constelações do pavimento, assinalando-se de forma distinta a estrela polar.

Projecto integrado na publicação Panorama dos prémios Ibero-Americanos de design de iluminação Iluminet

Arquitectura – Atelier Carvalho Araújo

Paisagismo – João Bicho + Joana Carneiro

Design de Iluminação – Visual Stimuli

Fotografia – ©Hugo Carvalho Araújo

Créditos fotográficos: Hugo Carvalho Araújo
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado