< >
​​obra parcial de alteração e de demolição de interiores, miguel lima amorim - arquitecto - arquimla miguel lima amorim - arquitecto - arquimla
< >
​​obra parcial de alteração e de demolição de interiores, miguel lima amorim - arquitecto - arquimla miguel lima amorim - arquitecto - arquimla

Rua da Sra. da Luz, e Rua S. Bartolomeu, freguesia da Foz do Douro, concelho do Porto

A proposta apresentada para este edifício passa pela execução de obras parciais de alteração e de demolição dos interiores nos pisos de habitação, de modo a estes puderem desempenhar e satifazer padrões contemporâneos de habitabilidade. Proceder à limpeza, à conservação e à recuperação das fachadas. Como também efectuar o reforço estrutural da cobertura, mantendo a sua configuração existente.

A intervenção nas habitações, procede-se em duas das três habitações existentes. A proposta consiste na reformulação e no redesenho dos espaços interiores, no intuito de

conferir às habitações uma maior flexibilidade na apropriação dos espaços pelos futuros habitantes.

O acesso as habitações mantém-se pela rua da Sra. da Luz, como também se mantém os mesmos acessos verticais ás habitações.

No piso 1, o fogo orientado para a rua da Sra. da Luz, de tipologia T0+1, não sofre qualquer tipo de alterações. Assim, a tipologia é constituida pelo mesmo espaço de circulação, cozinha, sala/quarto, instalação sanitária, arrumos e varanda. O fogo orientado para a rua S. Bartolomeu, de tipologia T1+1, é alvo de reformulação dos espaços . A proposta apresentada reorganiza os espaços de modo a que as áreas de serviços da habitação estejam localizadas no interior da habitação de modo a libertar a área envolvente a parede do alçado da rua S.Bartolomeu para os espaços considerados habitáveis. Assim, esta tipologia é constituida pelo espaço de circulação, arrumos, duas instalações sanitarias, quarto, sala e cozinha.

No piso 2, a proposta apresentada consiste numa habitação de tipologia T1+1, em que as áreas de dia estão orientadas para a rua de S.Bartolomeu e que as áreas de noite estão orientadas para a rua da Sra. da Luz. A nova configuração da habitação promove o conceito de “Open Space”, no intuito de obter espaços fluídos e de maior dimensão. Assim, esta tipologia é constituida pelo espaço de circulação, dois arrumos, lavandaria , sala de jantar e de estar, duas instalações sanitarias e quarto.

De maneira a permitir a extracção de fumos e a ventilação necessária resultante da configuração dos novos espaços das duas habitações, propõem-se a colocação de três chaminés em zinco na cobertura.

Uma vez que o imóvel está localizado numa área de interesse urbanístico e arquitectónico, é de salientar que as obras a efecturar limitam-se a alteração e a demolição parcial dos espaços interiores destinados a habitação. Contudo, respeitando os elementos estruturais e métodos construtivos pré-existentes, dos quais se pretende retirar partido construtivo e estético.

A concluir, refere-se o facto de esta proposta respeitar as preexistências estruturais da casa assim como a sua localização tirando partido máximo da luz através das aberturas existentes.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado