< >
Casa de Campo na Aldeia da Felgueira, André Eduardo Tavares Arquitecto André Eduardo Tavares Arquitecto Corredores, halls e escadas campestres
< >
Casa de Campo na Aldeia da Felgueira, André Eduardo Tavares Arquitecto André Eduardo Tavares Arquitecto Corredores, halls e escadas campestres

O projecto tem como base uma construção rural, situada num vale que acolhe uma aldeia praticamente desertificada, até há pouco tempo virada para o sector primário.

O estado de conservação da casa era precário e encontrava-se envolvida numa série de justaposições volumétricas construídas nos últimos anos de ocupação.

A proposta não procurou repor um momento histórico específico. Pretendeu-se, com base na análise dos vários elementos construtivos existentes e na adição de outros novos, a construção de uma nova identidade e de uma nova relação com os espaços envolventes.

Foram fechados vãos, abertos outros e ampliou-se a construção ao nível do piso térreo. Para isso, usaram-se as mesmas regras construtivas e compositivas do conjunto, bem como os materiais característicos das construções desta época, procurando-se assim uma coerência da intervenção na sua relação com a préexistência e com a envolvente próxima.

Procurou-se definir uma hierarquia na caracterização dos espaços recorrendo-se a dois sistemas de pormenorização distintos: o primeiro, em compartimentos térreos, caracteriza-se pela simplificação dos encontros entre materiais usando-se a betonilha aditivada com óxido de ferro “queimada” à colher nos pavimentos, reboco mineral à base de cal nas paredes e tectos com os vigamentos aparentes; um segundo, em compartimentos sobre pisos em madeira, recorre a remates em madeira como rodapés e guarnições e revestimentos de tecto em madeira do tipo “Capa e Camisa”.

Créditos fotográficos: Arménio Teixeira
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado