Casa de Campo na Aldeia da Felgueira, André Eduardo Tavares Arquitecto André Eduardo Tavares Arquitecto Casas campestres
Casa de Campo na Aldeia da Felgueira, André Eduardo Tavares Arquitecto André Eduardo Tavares Arquitecto Casas campestres

O projecto tem como base uma construção rural, situada num vale que acolhe uma aldeia praticamente desertificada, até há pouco tempo virada para o sector primário.

O estado de conservação da casa era precário e encontrava-se envolvida numa série de justaposições volumétricas construídas nos últimos anos de ocupação.

A proposta não procurou repor um momento histórico específico. Pretendeu-se, com base na análise dos vários elementos construtivos existentes e na adição de outros novos, a construção de uma nova identidade e de uma nova relação com os espaços envolventes.

Foram fechados vãos, abertos outros e ampliou-se a construção ao nível do piso térreo. Para isso, usaram-se as mesmas regras construtivas e compositivas do conjunto, bem como os materiais característicos das construções desta época, procurando-se assim uma coerência da intervenção na sua relação com a préexistência e com a envolvente próxima.

Procurou-se definir uma hierarquia na caracterização dos espaços recorrendo-se a dois sistemas de pormenorização distintos: o primeiro, em compartimentos térreos, caracteriza-se pela simplificação dos encontros entre materiais usando-se a betonilha aditivada com óxido de ferro “queimada” à colher nos pavimentos, reboco mineral à base de cal nas paredes e tectos com os vigamentos aparentes; um segundo, em compartimentos sobre pisos em madeira, recorre a remates em madeira como rodapés e guarnições e revestimentos de tecto em madeira do tipo “Capa e Camisa”.

Créditos fotográficos: Arménio Teixeira
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado