Foyer + Cafetaria Estúdio AMATAM Ginásios modernos
Foyer + Cafetaria Estúdio AMATAM Ginásios modernos

O pressuposto inicial era simples: actualizar a imagem da Recepção e do Foyer do Clube Tonik – situado numa das localizações premium de Lisboa, as Laranjeiras.

O clube encontra-se situado num edifício de construção recente, com uma linguagem moderna, mas pecava porém no seu interior por um ambiente simples, pouco harmonioso, com materiais nobres mas pouco acolhedores e com algumas lacunas na definição espacial da utilização dos espaços, especificamente nas duas áreas identificadas. A nossa intervenção deveria tornar o ambiente dessas duas zonas primordiais do Clube, mais acolhedor, requintado e sofisticado, visto que estabelecem a primeira impressão perante os sócios e os visitantes.

A Recepção é sempre um local primordial em qualquer edifício de serviços. Neste caso, apesar de ampla, a relação entre a zona de passagem para o interior do clube e o atendimento ao balcão da recepção não era clara. Igualmente, o balcão existente para além de já não responder às necessidades de utilização actuais, denotava o desgaste do uso. Existia também a necessidade de criar uma zona de espera junto da recepção, antes da passagem para o interior do clube e também uma área de venda de merchandising da marca Tonik.

No seguimento da Recepção e após a validação da entrada no Clube, surge o espaço de Foyer – um espaço que comporta a zona de atendimento comercial, a cafetaria e um espaço de lounge. Porém, esses espaços estavam mal distribuídos e tinham características que tornavam os ambientes pouco acolhedores.

A sofisticação e o conforto foram temas que tentámos explorar nesta
intervenção, contrapondo com a envolvência mais institucional e distante do ambiente existente. As cores da marca transformaram-se no elemento agregador da proposta, servindo também para identificar diferentes áreas a e por último, como apontamento de cor dominante na decoração e mobiliário.

Na recepção, o azul presente na alcatifa marca a área de atendimento ao balcão, clarificando assim os fluxos de circulação. Na continuidade da alcatifa, demarca-se também a área de espera, na qual criámos uma parede vegetal que transfere uma certa tranquilidade e harmonia. O tecto sobre o balcão da recepção foi redesenhado de modo a enfatizar a área de atendimento ao público, tendo sido escolhido uma palete de cores entre os brancos e cinzas, criando um ambiente elegante e distinto.

No Foyer, os fluxos de circulação existentes foram modificados, resultando assim na distinção clara das diferentes funções que coabitam neste espaço: a cafetaria, o espaço lounge e o atendimento comercial. Assim, um novo layout para as mesas de apoio à cafetaria foi desenvolvido e aproveitámos a existência do duplo pé direito para delimitar o espaço lounge, remanescendo entre estas duas áreas a circulação para o interior do clube, onde se situam as áreas de treino. O espaço de atendimento comercial foi posicionado frontalmente ao eixo de circulação da recepção.

O espaço lounge destaca-se dos demais pela sua localização privilegiada no interior do Clube, assim como pelos materiais aplicados, propostos com o intuito de dotarem este espaço com qualidades associadas ao conforto e requinte. O uso de tons quentes e diferentes texturas, através da aplicação de alcatifa, madeiras, papel de parede texturado, elementos vegetais, a própria escolha de um conjunto de peças de mobiliário de design exclusivo e o desenvolvimento de um estudo lumínico mais cuidado, permitiu transformar este espaço segundo os pressupostos assumidos, mas acima de tudo dotar esta área de uma certa privacidade e recato, sem a criação de barreiras físicas contundentes.

Em suma a nossa intervenção nos diferentes espaços, permitiu dotar o clube de características associadas à identidade da marca Tonik e desenvolver uma diversidade de ambientes que interagem em harmonia apesar das suas peculiaridades.

Créditos fotográficos: Estúdio AMATAM
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado