Apartamento Palma, Pedra Silva Architects Pedra Silva Architects Cozinhas embutidas Madeira Acabamento em madeira
Apartamento Palma, Pedra Silva Architects Pedra Silva Architects Cozinhas embutidas Madeira Acabamento em madeira

Localizado em Lisboa o apartamento Palma teve como premissa principal a reestruturação total do espaço existente no sentido de criar uma nova proposta de habitar, mais fluida e adequada ao estilo de vida dos futuros habitantes.

O apartamento existente conformava uma tipologia vulgar dos anos 80, onde a organização espacial se fazia com base na compartimentação dos espaços. A entrada original abria-se para um vestíbulo; a este seguia-se um hall de distribuição tripartida para a zona social, zona íntima e zona de serviços. A partir deste espaço de distribuição central, as diferentes actividades domésticas viviam separadamente.

A proposta passa pela fusão de algumas destas diferentes zonas, no sentido de dar sequência a uma nova vivência doméstica, mais espontânea e natural e menos protocolar. Cria-se assim um grande espaço central do habitar, onde tudo acontece. Com este princípio, a casa foi aberta de um extremo ao outro criando um espaço amplo que junta o espaço de serviço com o espaço social e com a zona de entrada da habitação.

Em contrapartida a esta amplitude espacial e vivencial é proposto um conjunto de paredes ocultas e deslizantes que, ao fechar, ajustam os domínios publico e privado à medida das actividades pretendidas. Propõe-se, através destes artefactos, dar sustentação às habituais mutações das vivências domésticas diárias do habitante contemporâneo. Para reforçar a existência do grande espaço, a lareira coloca-se simbolicamente como centro unificador espacial e vivencial, visualmente perceptível em todo o espaço comum de estar, trabalhar e receber. Toda a zona dos quartos apresenta uma segmentação relativamente convencional que resguarda o descanso e a intimidade doméstica dos seus habitantes.

A proposta do apartamento de Palma afirma a fluidez espacial e a espontaneidade vivencial, importantes para o habitante dos nossos dias. Desta forma, as actividades domésticas fundem-se com o ócio num viver contínuo e mais liberto de vínculos sociais.

Cor: Preto
Material: Madeira
Créditos fotográficos: João Morgado - https://www.joaomorgado.com/
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado