Casa Jorge Guedes 100 Planos Arquitectura Lda Mais espaços Acessórios para animais
Casa Jorge Guedes 100 Planos Arquitectura Lda Mais espaços Acessórios para animais

Este projecto foi encomendado em 2004 por um jovem casal que tinha comprado um terreno onde pretendia construir a sua primeira casa.

Como condições iniciais tivemos apenas a obrigatoriedade de  projectar uma casa de um só piso  pelo menor custo possível.

Uma coisa era óbvia, o terreno tinha uma vista deslumbrante e este acabou por ser o ponto de partida de todo o projecto.

Nos primeiros esboços tornou-se evidente que a casa deveria ser uma espécie de salto no vazio, um volume que se lança sobre a paisagem.

Localizado no topo de um vale a casa  Jorge Guedes, surge como uma grande janela que cobre a paisagem. O edifício nasce dos princípios de  agregação volumétrica patentes na arquitectura vernacular da região.

A casa é um todo orgânico, composto por três corpos, que se estendem pelo terreno, procurando cada um dos volumes a melhor orientação solar e paisagística e encerrando em si as distintas valências da casa. Um Y, onde o cruzamento dos braços é simultaneamente a entrada e o ponto de distribuição, onde se separam os espaços públicos das áreas privadas.

A riqueza do espaço interior não é dada pela complexidade arquitectónica, mas por diferentes relações que são criadas entre o interior e a paisagem.

Os espaços que não estão voltados para o vale, instalação sanitária, lavandaria e cozinha são servidos por um pequeno pátio pintado de laranja que lhes permite beneficiar da luz solar directa, sem criar desequilíbrios nos alçados.

Construtivamente optou-se por um sistema elementar, de estrutura em betão executada no local e paredes em alvenaria de tijolo rebocado e pintado.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado