Sala de jantar Decorare Studio de Arquitetura Salas de jantar modernas
Sala de jantar Decorare Studio de Arquitetura Salas de jantar modernas

Como proprietária do apartamento, a inspiração e o conceito principal do projeto foi criar um espaço de convivência agradável para minha família (eu, meu marido e minha filha de 2 anos) priorizando conforto e praticidade, além de um espaço bacana para receber família e amigos.

Defino meu estilo como contemporâneo, gosto de linhas retas, limpas, e
ambientes sem excesso de mobiliário, para não comprometer a circulação do dia-dia. Gosto de citar a frase do arquiteto Mies Van der Rohe: “Menos é mais.” E isso, em Arquitetura, faz toda a diferença para não cometermos exageros.

Minha primeira ideia para compor um espaço de convivência agradável foi
quebrar parte da parede da cozinha para fazer uma cozinha americana, o que possibilitou a integração deste ambiente com a area social do apartamento (Living, Sala de Jantar e a Varanda Gourmet), além de melhorar consideravelmente a iluminação da cozinha, que era feita apenas por uma janela na face Sul.

Mesmo criando esta integração, eu queria ter a opção de fechar a cozinha
quando fosse necessário, então fiz uma porta de correr piso-teto em Madeira revestida de folha de Noce Canalleto, com detalhe em ripas verticais. Toda a estrutura e as ferragens são embutidas no forro de gesso. Esta porta, além de limitar o acesso a cozinha, contribui para a estética de todo o conjunto, pois é uma peça muito bonita.

Partindo da base neutra do piso de porcelanato, apliquei cores em algumas paredes e na marcenaria de alguns ambientes. Como a Cozinha, Living, Jantar e Varanda são integrados as cores usadas combinam entre si. O aparador da sala de jantar é em laca verde azulado, que cria um fundo bem bonito para a mesa oval Saarinen e as cadeiras Eames, todas brancas. Este aparador combina com os armários superiores da Cozinha, que são de laca verde claro. As portas destes armários superiores são revestidas com vidro, para maior praticidade de manutencão e durabilidade.

No dormitório do casal usei a cor Azul Golfo, da Coral, como fundo para a cabeceira da cama e parede do closet. Ela ficou perfeita pois se destacou com a cabeceira da cama, em Nogueira, e os armários do closet, em laca branca. E ainda valorizou os quadros!

Gosto de misturar madeiras também, para compor com as cores. Na varanda temos o gabinete da pia e a caixa de proteção das condensadoras de ar-condicionado (atrás dos futons) em freijó natural. No móvel do home-theater fiz o nicho principal em teca e a parte de baixo toda em laca preta, o que dá maior destaque à madeira. As cadeiras Bertóia da varanda, em amarelo, criam um ambiente mais descontraído e alegre.

A iluminação do apartamento foi feita, em sua maioria, embutida no forro de gesso acartonado, e foi projetada para valorizar o lay-out. Na varanda optei por usar o trilho eletrificado para spots direcionáveis, pois não era minha intencão rebaixar o teto com gesso. Gosto muito deste tipo de trilho pois ele possibilita trabalhar diferentes cenários de iluminação sem embutir as luminárias e, esteticamente, me agrada muito! Usei o trilho também no closet, onde direcionei um spot para cada porta de armário, o efeito ficou incrível!

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado