Residência MG, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Salas de estar modernas
Residência MG, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Salas de estar modernas

Esta residência, localizada em bairro nobre e arborizado da zona oeste de São Paulo,foi implantada em um terreno plano e profundo, tendo como principal premissa aproveitar ao máximo a área verde existente nos fundos do lote.

Os ambientes distribuíram-se em quatro pisos, incluindo o subsolo, de forma que o extenso programa pudesse concentrar-se numa área bastante compacta. No térreo ficaram apenas as áreas de convivência, voltadas para varanda e piscina, com o conforto da sombra de antigas árvores que foram preservadas.

Os espaços sociais ficaram então voltados para este grande jardim ao fundo, também como medida de segurança e privacidade. Uma piscina, com raia de 25 m, atendeu a uma solicitação da família que tem a natação como prática esportiva.

Abaixo, no subsolo, um estacionamento para 10 carros, supre a falta de vagas livres nas ruas do entorno. Nele estão também as dependências de empregados – voltados para um “fosso inglês” – e demais áreas técnicas da casa.

A proposta arquitetônica, de manter as pessoas juntas e em convívio, determinou espaços interligados até mesmo na área da piscina. A raia invade parcialmente a varanda de pé-direito duplo, integrada ao centro da casa pelo átrio. A presença abundante do vidro possibilita a quem está no estar ver o quarto dos filhos, a sala íntima e o jantar, ao mesmo tempo em que contempla o jardim e a raia, conversando com todos. O átrio aglutina todos os ambientes, eliminando corredores e circulações. A luz abundante que entra pelas laterais e pelo teto, através de sucessivos pequenos pés direitos duplos entre os andares, areja e suaviza o programa. O terceiro pavimento, todo envidraçado emana luz para todo o resto da casa.

O vazio de pé-direito duplo e com panos de vidro, possibilita tanto o olhar para o exterior e o contato com as árvores, como para o interior e enxergar o movimento das pessoas pela casa, transformando circulações em lugares abertos e agradáveis. Os grandes vãos, o espaço vazio no interior, o pé-direito alto e os avarandados ajudam na circulação do ar, favorecendo a ventilação cruzada e dispensando, em grande parte do tempo, o uso do ar-condicionado.

Misto de concreto e aço, a estrutura parte de uma caixa principal, de volume retangular, de concreto aparente, entremeada por vigas metálicas. Ao alternar o esqueleto com um material mais leve, conseguiu-se aliviar o sistema estrutural, tornando o partido esbelto, com vãos maiores e mais leves. No terceiro pavimento, que é mais aberto, envidraçado e livre, a estrutura é toda em aço.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado