Casa SG, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Salas de estar modernas
Casa SG, Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Salas de estar modernas

A construção é constituída por dois corpos, perpendiculares entre si, destinados a habitação, além de um terceiro corpo de apoio à piscina.

Trata-se de uma casa que pela sua volumetria aparenta ter 2 pisos, embora se distribua quase exclusivamente num só. O volume das salas, com um pé direito duplo que abriga igualmente o escritório e a galeria que se situam no primeiro andar, confere-lhe uma outra dimensão volumétrica.

O volume das salas é marcado, a Sul, pela horizontalidade conferida pelas palas em betão que servem de quebra sol.

O corpo mais alto, composto por rés-do-chão e andar, orienta-se no sentido Norte/ Sul e é onde se localiza a zona social da habitação (Salas, cozinha e escritório).

O segundo corpo, perpendicular ao anterior, é constituído apenas por rés-do-chão, e recebe toda a área íntima da habitação, bem como a área de serviço. A Nascente abre-se sobre um espelho de água que separa o terraço dos quartos do jardim.

Existe ainda um terceiro corpo de volumetria mais baixa (que serve de apoio à piscina), que surge como uma espécie de “filtro” entre o exterior e a habitação, bastante fechada a Norte.

Com uma área social rasgada a Sul, a casa tem a Nascente a área íntima, com os quartos todos voltados para um pequeno pátio e um espelho d’água.

Os espigueiros vizinhos pontuam a vista a Sul e a Poente.

_

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: José António Lopes da Costa; Tiago Meireles

Colaboradores: Filipe Ribeiro

Especialidades: Estruturas: Eng. Ricardo Costa; Águas e Saneamento: Eng. Ricardo Costa; Electricidade: Eng. Vítor Almeida

Localização: Macieira / Oliveira de Azeméis

Data Projecto: 2004

Data Obra: 2006-2009

Fotografias: Manuel Aguiar

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado