Casa SG Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas
Casa SG Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas

A construção é constituída por dois corpos, perpendiculares entre si, destinados a habitação, além de um terceiro corpo de apoio à piscina.

Trata-se de uma casa que pela sua volumetria aparenta ter 2 pisos, embora se distribua quase exclusivamente num só. O volume das salas, com um pé direito duplo que abriga igualmente o escritório e a galeria que se situam no primeiro andar, confere-lhe uma outra dimensão volumétrica.

O volume das salas é marcado, a Sul, pela horizontalidade conferida pelas palas em betão que servem de quebra sol.

O corpo mais alto, composto por rés-do-chão e andar, orienta-se no sentido Norte/ Sul e é onde se localiza a zona social da habitação (Salas, cozinha e escritório).

O segundo corpo, perpendicular ao anterior, é constituído apenas por rés-do-chão, e recebe toda a área íntima da habitação, bem como a área de serviço. A Nascente abre-se sobre um espelho de água que separa o terraço dos quartos do jardim.

Existe ainda um terceiro corpo de volumetria mais baixa (que serve de apoio à piscina), que surge como uma espécie de “filtro” entre o exterior e a habitação, bastante fechada a Norte.

Com uma área social rasgada a Sul, a casa tem a Nascente a área íntima, com os quartos todos voltados para um pequeno pátio e um espelho d’água.

Os espigueiros vizinhos pontuam a vista a Sul e a Poente.

_

FICHA TÉCNICA
Arquitectura: José António Lopes da Costa; Tiago Meireles

Colaboradores: Filipe Ribeiro

Especialidades: Estruturas: Eng. Ricardo Costa; Águas e Saneamento: Eng. Ricardo Costa; Electricidade: Eng. Vítor Almeida

Localização: Macieira / Oliveira de Azeméis

Data Projecto: 2004

Data Obra: 2006-2009

Fotografias: Manuel Aguiar

Créditos fotográficos: Manuel Aguiar
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado