Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha Risco Singular - Arquitectura Lda Corredores, halls e escadas modernos
Reabilitação de Edifício Sede Social dos Amigos da Montanha Risco Singular - Arquitectura Lda Corredores, halls e escadas modernos

O edifício Sede Social dos Amigos da Montanha -

Associação de Montanhismo de Barcelinhos, pretende revelar a origem, o lugar e a sua história, mostrando a sua imensa disponibilidade e abertura, na sua singularidade.

Todo o trabalho assenta em duas linhas de força, uma representa a contextualização histórica do lugar; a outra assenta na reutilização pensada à funcionalidade dinâmica dos Amigos da Montanha.

Situado em Barcelinhos,em quarteirão de relevância histórica, junto à Ponte Medieval de Barcelos(Monumento Nacional), implanta-se emsolo classificado como Espaço Cultural – Bens imóveis classificados ou em vias de classificação. Apresentacaracterísticas de finais do séc. XIX, inícios séc. XX, tendo sido habitado até aos anos 70 do séc. XX. Durante a sua ocupação sofreu remodelações que o descaracterizaram grandemente. Aquando da intervenção já se encontra em considerável degradação, bem como, o restante quarteirão que tem assistido a um voltar de costas.

A Sede dos AM, assenta em afloramento granítico, todo o quarteirão se encontra a uma cota elevada, descendo em direção ao Rio Cávado, formando socalcos, varandas de propriedade em propriedade.

Reutilizando e mantendo tudo, o que de valor continha, a sua fachada voltada à Rua Custódio José Vilas Boas, bem como, a cantaria que formava as escadas no hall. Tudo o resto era dispensável, tudo representava adulterações ecléticas.

Assim, e com a definição do lugar, do edifício e no todo que representa, nasceu a proposta, o pensamento à sua nova funcionalidade.

O edifício é criado numa perspetiva de abraçar, de apaixonar, de criar a natureza da Associação, na promoção da sua missão do seu legado, promoção de atividades desportivas na Natureza, preservação do Meio Ambiente e a Responsabilidade Social, estimulando o envolvimento da comunidade.

Desta memória, há um renascer do edifício que abarca a história e a contemporaneidade, em gesto de harmonia, onde o novo é branco e translúcido, e o antigo é granito. Conferindo-lhe uma cromática serena aos espaços sobrepostos.

A permeabilidade conferida pela criação da fachada de vidro permite a vivência dos socalcos, a criação de pátios exteriores diferenciados de convívio, com lugar privilegiado que emoldura os Paços do Concelho, Ponte Medieval e o Rio Cávado, em grande tema de contemplação.

E como os AM são genuínos, todo o desenho espacial do edifício se desenvolve em torno de uma parede de escalada, que é, o seu espaço central, o que recebe e o que o convida à essência dos Amigos da Montanha.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado