Planta do pavimento térreo Santos Arquitetura
Planta do pavimento térreo Santos Arquitetura

Casa construída com alvenaria tradicional de forma marcadamente moderna, com áreas sociais e privadas bem delimitadas. As aberturas amplas garantem ótima condições de iluminação e ventilação naturais e a integração dos espaços sociais garantem uma ótima sensação de fluidez e conforto.


Neste projeto, as exigências dos clientes foram estritamente funcionais. Eles restringiram-se a fornecer um programa de necessidades, o que resultou numa total liberdade criativa. O contexto isolado, um condomínio fechado, também acentuava esta liberdade. Desta forma, os espaços foram dispostos a fim de aproveitar os benefícios da iluminação natural, minimizando o desconforto térmico no interior e proporcionando ambientes com qualidades sensoriais. As duas suítes principais, ficaram direcionadas para o leste (na verdade, ligeiramente para o nordeste), a fim de receberem os raios de sol matinais e proverem vistas para o Vale, que existem além da divisa do condomínio. O living, área de convivência com 5,20 m de altura, ficou situado na face leste, o que permitiu a criação de uma ampla abertura, de 7,50 x 3,15 m, que garante luz e ventilação naturais abundantes e vista para o exterior. Além disto, todos os ambientes que compõem as áreas sociais, living, cozinha e espaço gourmet (churrasqueira) são integrados para proporcionar uma sensação de total fluidez espacial e visual e principalmente liberdade. As áreas privadas, as três suítes e o escritório, foram dispostos no pavimento superior, para assegurar a privacidade dos moradores e demarcar o nível hierárquico dos espaços. 


Apesar da liberdade criativa irrestrita, a edificação apresenta um aspecto sóbrio, com formas simples. Um volume rígido, projetado para estar em balanço ou sem apoios aparentes, desprende-se do todo para servir de abrigo para os carros. Um pórtico, de 6,35 m de altura, marca o acesso principal à edificação e atribui-lhe o caráter monumental desejado. E, um amplo plano de vidro na fachada leste, na esquina, atenua a rigidez da edificação e indica a altura dupla do espaço interno. Esta estratégia, um jogo de escala e de proporções e de recortes, dá um maior dinamismo e complexidade à edificação, recurso adotado em detrimento do uso de formas irregulares e excesso de materiais e texturas. Esta escolha pela simplicidade formal tem por objetivo contrapor-se aos devaneios do nosso tempo, ao culto da imagem, e ao mesmo tempo espelhar a essência da personalidade dos que ali habitam.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado