Atelier Pompeia, ODVO Arquitetura e Urbanismo ODVO Arquitetura e Urbanismo Casas modernas
Atelier Pompeia, ODVO Arquitetura e Urbanismo ODVO Arquitetura e Urbanismo Casas modernas

A proposta do atelier no jardim foi unir o velho e o novo: confundir a construção do atelier de 20 m² em um terreno que já abrigava uma casa de quase 90 anos.

De madeira em madeira

Uma estrutura de madeira foi lançada com a proposta de juntar o ambiente do atelier à área de jardim e entorno da residência, mantendo o aspecto antigo da casa. Sobre uma estrutura de concreto totalmente impermeabilizada estão os nove pilares e 10 vigas de madeira sapucaia que formam o anexo de 3 x 6,80 m, sustentado em um deck de 9 m². Há, ainda, uma divisória de alvenaria, destinada a separar a parte hidráulica no meio das plantas. Na parte frontal, há quatro portas de correr em estrutura ripada – também de sapucaia – com painéis de policarbonato que se abrem para conceber a ventilação interna no ambiente. Aliado a isso, coberturas leves, manta de subcobertura e forros de madeira foram acionados para diminuir o calor e, também, o barulho. Toda a estrutura de madeira foi protegida com verniz.

O verde preservado

O projeto foi totalmente desenvolvido para não desmatar o verde do jardim. As árvores foram plantadas em outros locais e os arbustos mantiveram-se na mesma região. O acesso ao atelier, por sua vez, aproveitou uma estreita trilha para evitar que outras plantas fossem derrubadas.

FICHA TÉCNICA

Projeto de Arquitetura: ODVO arquitetura e urbanismo
Data: Agosto, 2010

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado