Douro Boutique Home, Alcaria, Interior Design Alcaria, Interior Design Cozinhas modernas design de interiores, arquitectura de interiores, decoração de interiores, cozinha, sala de jantar, zona de refeições, moderno, contemporâneo
Douro Boutique Home, Alcaria, Interior Design Alcaria, Interior Design Cozinhas modernas design de interiores, arquitectura de interiores, decoração de interiores, cozinha, sala de jantar, zona de refeições, moderno, contemporâneo

Projecto de interiores para moradia incluída num condomínio de diversas moradias e apartamentos, delimitada a nordeste pela rua e passadiço (com vista para o rio Douro), e a sudoeste por um muro de pedra paisagisticamente integrado. Localizada numa cota alta, esta tem uma área útil de 160 m2 distribuída por 2 pisos. Apresenta um estilo arquitectónico contemporâneo, marcado por volumetrias simples e depuradas, embora também integre alguns elementos tradicionais da região, como por exemplo os revestimentos de granito, os pavimentos exteriores de tijoleira, ou as portas e janelas de madeira.


A intervenção cingiu-se ao interior, articulando os trabalhos de construção civil com o projecto de design de interiores, e começou por considerar dois fatores principais no desenvolvimento do layout das plantas dos dois pisos: a separação das zonas sociais e de trabalho no piso 0 e das zonas privadas no piso 1; e o posicionamento das diferentes áreas face à orientação solar e à vista de rio. A exposição a norte ditou um aproveitamento de todas as fontes de luz natural possíveis sendo que, para cumprir este objectivo, duas medidas principais foram implementadas: paredes pintadas de branco ou revestidas de painéis brancos e chão integralmente revestido a micro-cimento branco; e um mínimo de barreiras visuais, tendo-se apostado numa articulação em “open space” entre diferentes as áreas sociais, e na inclusão de vidro transparente sempre que se justificou uma separação entre as mesmas (ex. corrimão das escadas e paredes do escritório).


O projecto de design foi pensado em função da vida em família, assumindo-se como parte integrante da mesma, um elemento que com ela cresce e se desenvolve, num processo de mutação constante. Para tal partiu de uma base depurada, livre de elementos distratores e acessórios, onde linhas suaves, cores claras, luz abundante e mobiliário e equipamentos discretos e funcionais, desempenham um papel fundamental. Não deixou contudo de considerar o luxo e o conforto, mas tentou fugir ao cliché do excesso – visual ou material – porque o verdadeiro luxo e conforto não são os bens materiais que condicionam a nossa vida, mas antes os que a simplificam e lhe conferem liberdade.


Projecto desenvolvido para Lisbon School of Design

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado