< >
Casa da Baldrufa, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Cozinhas minimalistas Mármore
< >
Casa da Baldrufa, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Cozinhas minimalistas Mármore

Um Lar Minimalista e Sereno




Este é um objecto puro, enigmático, que parece não ter outra função para além da contemplação das suas superfícies abstractas e da evolução da luz sobre elas.


Atrás destas superfícies, no entanto, dissimulam-se vãos que revelam espaços inesperados, novos usos, deixando sempre o potencial latente de novas descobertas.


É um objecto enigmático mas que produz surpresa, enriquecendo a experiência arquitectónica do dia-a-dia através de dispositivos mínimos.




Pragmaticamente, o objetivo deste redesenho interior de uma moradia em banda recém-construída foi o de extrair o máximo potencial das características da construção, aumentando tanto a sua capacidade funcional como a qualidade do seu uso.


Apresentando no seu projeto original dois quartos e uma suíte, esta casa tem duas frentes (voltadas a nascente e a poente) com uma planta estreita e profunda, transformando ambas as fachadas numa mais-valia central.




Foram duas as intenções principais para esta renovação interior: por um lado reorganizar a sua distribuição programática com uma maior eficiência que permitisse a criação de um novo espaço capaz de ser utilizado como escritório informal ou quarto de recurso; pelo outro reservar as frentes para os espaços primários (cozinha, salas de estar e jantar, quartos), reposicionando os serviços na área central da planta.


Estes objetivos foram atingidos otimizando cada metro quadrado de superfície, minimizando áreas perdidas para circulação ou irregularidades, e ajustado cada espaço ao envelope mínimo de área requerido pelo uso (permitindo diminuir a implantação de alguns espaços e favorecendo outros com áreas previstas insuficientes).


Consequentemente, para responder à utilização intensiva das áreas de construção, optou-se por uma abordagem mínima, insistindo em superfícies limpas e brancas capazes de simultaneamente maximizar a sensação de espaço e a forma como a luz percorre todo o conjunto.




A organização desta moradia é pragmática, com uma abordagem sistemática a como cada espaço é utilizado e vivido -e com que intensidade- e a como cada espaço se relaciona com os demais no contexto dos fluxos, rotinas e circuitos do dia-a-dia.


É, no entanto, um desenho intrinsecamente inscrito na cultura arquitetónica portuguesa, tanto na sua distribuição como nos seus materiais, com soalho de carvalho em todos os pisos e mármore de Estremoz nas zonas húmidas.




Mesmo que conformado pelo desejo de extrair a máxima performance do seu envelope fixo, este projeto colocou um cuidado obsessivo em cada detalhe (com um forte foco no desenho de carpintaria), introduzindo pequenos momentos de surpresa e de contemplação na sua arquitetura, enriquecendo e animando a experiência do lar.


O resultado é o de uma experiência arquitetónica serena, capaz de tirar partido do potencial máximo que construção apresenta.

Cor: Branco
Material: Mármore
Créditos fotográficos: João Morgado
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado