Casa VA Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas
Casa VA Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas

A casa surge-nos como dois volumes sobrepostos e encimados por um elemento triangular (caixa de escadas de acesso ao terraço). O volume inferior, mais transparente e mais “frágil”, apoia o volume superior mais opaco e com aberturas mais ritmadas, onde pontuam pequenos volumes (a sul) – as varandas.

A construção adopta a implantação prevista no loteamento, sendo o piso superior ligeiramente desfasado do rés-do-chão, para criar alguma animação volumétrica, proporcionando zonas de abrigo e de sombra.

A habitação, mais fechada a Norte, abriga a entrada que se faz através de um percurso pavimentado que conduz igualmente à garagem. Volta-se essencialmente a Nascente e a Sul, às vistas sobre a ria e ao sol. A Poente foi criado um pátio de serviço de apoio à cozinha e lavandaria.

No Rés-do-chão, com vistas sobre a Ria e a piscina a Nascente e bastante aberta a Sul, situa-se a sala de estar. Contigua e com comunicação directa com esta, foi localizada a sala de jantar, que cria um contínuo de transparências sobre os pátios exteriores de Poente a Nascente. A cozinha e a lavandaria voltam-se ao pátio a Poente.

No piso superior, o escritório ocupa uma localização privilegiada, usufruindo de uma forte relação visual com a ria. Os três quartos voltam-se a Sul, numa modulação ritmada e acentuada pelas varandas individuais que servem cada quarto.

Foi ainda criado um acesso à cobertura, onde se pode usufruir das vistas e de um jacuzy aí localizado. Esse acesso é marcado por um elemento triangular que acompanha as escadas, constituindo um elemento escultórico que se procura assemelhar às velas que navegam na ria.

_

Arquitectura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles

Colaboradores: Joana Jorge

Especialidades: VELNOR

Localização: Torreira – Murtosa

Data Projecto: 2008-2009

Data Obra: 2011-2013

Fotografias: Manuel Aguiar

Créditos fotográficos: Manuel Aguiar
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado