< >
Casa JD Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas Céu,Construção,Plantar,Propriedade,Janela,Árvore,lar,Terreno,Grama,Sombra
< >
Casa JD Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Casas modernas Céu,Construção,Plantar,Propriedade,Janela,Árvore,lar,Terreno,Grama,Sombra

O terreno longo e estreito, possui uma grande frente de rua a Nascente e tem uma ligeira pendente a Poente. O acesso principal à habitação é feito a partir da rua a Nascente, aberta no âmbito do loteamento. É da entrada situada no ponto mais a Norte do arruamento, que se acede à garagem e à entrada da casa.

A configuração do terreno condicionou a proposta que se apresenta também ela longa e estreita. A casa surge-nos como 2 volumes sobrepostos e deslocados horizontalmente.

O volume inferior, mais transparente, sobretudo a Poente, apoia o volume superior mais opaco, todo ele revestido a painéis escuros . O piso superior recua e balança sobre o pátio a Poente, criando alguma animação volumétrica e proporcionando uma grande zona de estar abrigada, a Poente. A habitação surge-nos bastante fechada para o lado da rua, marcada pelo embasamento em granito, que prolonga o muro de vedação, e pelo rasgo horizontal ritmado pelo quebra sol.

A casa abre-se também a Sul numa zona mais privada, junto aos quartos do rés do chão. A distribuição da casa faz-se por corredores em ambos os pisos, situados a Nascente, paralelos à rua e que funcionam como “tampão”.

No Rés-do-chão, situam-se, (mais a Norte) o hall de entrada, a garagem, a cozinha, a lavandaria e o sanitário de serviço. As salas de estar e de jantar que se abrem a Poente desfrutando do exterior. A Sul dispõe-se um núcleo mais autónomo, constituído por 2 quartos e um banho de apoio, acessível a mobilidade condicionada. A casa permite aliás da forma como foi concebida, uma utilização autónoma do todo o piso 0.

No piso 1, localizam-se as 2 suites, uma no topo Norte, (que se abre a Nascente sobre uma varanda e a Poente sobre o jardim) e a suite do casal que se abre sobre um terraço a Sul. Entre as duas suites, localizam-se os 2 escritórios, que possuem uma varanda a Poente.

_

Arquitectura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles

Colaboradores: Joana Jorge

Especialidades: VELNOR

Localização: Leça do Balio – Matosinhos

Data Projecto: 2008-2009

Data Obra: 2011-2013

Fotografias: Manuel Aguiar

Créditos fotográficos: Manuel Aguiar
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado