Residência Brise, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Janelas e portas modernas
Residência Brise, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Janelas e portas modernas

O projeto consiste na reforma de uma casa em área nobre do Rio de Janeiro. Situado em uma rua movimentada, o tratamento acústico foi um dos desafios encontrados, que teve grande influência na arquitetura da casa.

Para solucionar este problema tomou-se como partido voltar a casa para um pátio interno. Também foram usados brises na fachada principal voltada para rua, afastando assim os ruídos, mas mantendo a entrada de luz. O pátio integrado à área de estar permite a entrada de luz natural em todos os ambientes. Há ainda os jardins, que cercam toda a estrutura, deixando a folhagem verde presente no interior através dos painéis de vidro que formam a fachada.

A casa originalmente era composta por duas construções separadas e a integração foi outro foco do projeto. Este novo volume único divide-se em área social no térreo, área intima no andar superior e serviços no andar semienterrado, os dois primeiros voltados para o pátio interno onde se localiza a piscina e uma área de estar.

Os materiais utilizados foram travertino, brises em fibra de vidro, esquadrias em alumínio branco, pérgolas e portas em alumínio com pintura em aço corten, portas e painéis em freijó; e piscina em Batu Hijau.

O projeto de interiores desta residência nasceu da necessidade dos clientes de terem uma casa com áreas sociais amplas e conectadas com sua área de lazer, pois o casal adora receber os amigos. A casa foi então dividida em:

1º andar social: Living, jantar, escritório, varanda, espaço gourmet, cozinha, garagem, piscina, academia, sauna e banheiros.

2º andar íntimo: Suíte master, 3 suítes para os filhos, um quarto de hóspedes, banheiros, rouparia e sala íntima.

Andar semienterrado: Serviços, brinquedoteca, adega e lavabo.

Outro pedido do cliente era prever o máximo de área externa com insolação, para não haver sombras na piscina. Como se tratava de uma reforma, alguns desafios surgiram, como lajes desniveladas e vigas muito baixas. Para não perdermos altura de pé direito, tirou-se partido das vigas existentes e das novas vigas contempladas pelo projeto através de uma iluminação especial. Desta forma a malha criada no teto do living nos permitiu integrar espaços sem perder conforto.

Houve também o cuidado em manter algumas características originais da casa. A estrutura da escada principal foi mantida ganhando uma imagem contemporânea através do novo revestimento do piso e guarda corpo em ferro pintado. Também foram mantidos os azulejos portugueses na sala de jantar.

Para permitir privacidade foram projetadas além das esquadrias de vidro, painéis de correr em alumínio ripado.

Os materiais utilizados foram sempre definidos levando-se em consideração que a arquitetura não é apenas para “estações” e que os ambientes ficassem os mais claros possíveis. Portanto foi definido o travertino para os pisos sociais, pátio da piscina e banheiros; madeira para a área íntima e pasinato na área externa da casa. Paredes interna e externamente sempre em pintura branca ou revestidos com painéis de madeira. Toda a marcenaria foi concebida pelo escritório para atender as necessidades dos clientes.

A decoração recebeu sempre móveis assinados por famosos designers brasileiros e internacionais, visando sempre qualidade, conforto, elegância e fugindo de modismos.

Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado