< >
Casa MC Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Jardins modernos
< >
Casa MC Atelier d'Arquitetura Lopes da Costa Jardins modernos

A pendente do terreno foi determinante para a solução adoptada. O declive existente de sul para norte deu origem a uma falsa cave, onde se localizaram a garagem, o salão e áreas de apoio. O piso superior une longitudinalmente estes dois volumes separados, criando um espaço de estacionamento coberto, originando uma volumetria mais leve, tipo ponte, que se relaciona com o jardim envolvente.

Neste corpo, no piso superior, localizam-se os espaços sociais, com a cozinha e as salas totalmente abertas a sul e o escritório, que se volta a poente.

O corpo dos quartos, núcleo mais íntimo, remata o conjunto a poente, pousando na elevação do terreno e tirando partido das vistas sobre o pinhal que se estende até ao fundo do terreno. Os dois corpos relacionam-se através de um corredor-ponte envidraçado que deixa o jardim fluir por baixo.

A habitação, privilegiando as vistas e o relacionamento com o jardim envolvente, volta-se essencialmente a sul em torno da piscina exterior, que ocupa uma cota intermédia entre a cave e o rés-do-chão.

A implantação determinou a organização funcional dos espaços exteriores e a sua relação com o interior. A entrada da habitação é feita a norte, ao nível do rés-do-chão, através de uma rampa suave paralela à qual se desenha outra de acesso automóvel, conduz à cave e à garagem.

Foi objectivo do projecto, partindo dos pressupostos e condicionalismos do local, criar uma habitação integrada na envolvente, privilegiando a relação dos espaços interiores e exteriores, criando zonas diferenciados em função das vistas, do sol e da sombra e da funcionalidade de cada espaço, procurando uma ligação forte com o terreno.

Créditos fotográficos: João Margalha
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado