< >
VR Posto Comando, m2.senos m2.senos
< >
VR Posto Comando, m2.senos m2.senos

Posto de comando em parque eólico

O Posto de Comando e Posto de Corte funciona como um edifício técnico de apoio a um parque eólico, situado no topo da Serra do Alvão. O local inóspito numa paisagem impar, caracteriza-se pelo isolamento e pela hostilidade do clima, sujeito a ventos fortes e temperaturas extremas, embora com vistas surpreendentes sobre todo o vale.

As condicionantes topográficas do local determinaram a implantação e morfologia do objeto, num compromisso entre a imagem tradicional e um modelo arquitetónico mais contemporâneo, procurando acomodar a intervenção na envolvente paisagística. Solicitava-se, uma solução robusta, intemporal, capaz de resistir a fenómenos de vandalismo, garantindo a proteção dos equipamentos elétricos de comando protegidos no seu interior.

Em complementaridade à forma, os processos construtivos elementares e materiais utilizados, assumem especial relevância, garantindo que o edifício envelheça em simbiose entre o natural e o construído. Esta dicotomia, estabelece a relação de opostos entre um interior puramente tecnológico, funcional, e o exterior ordeiramente materializado por materiais naturais como a madeira e a pedra. Assim, surge o objeto “monolítico”, em pedra granítica local, encerrado em si próprio, com aberturas pontuais, protegidas com portadas em chapa, remetendo visualmente para as antigas construções de apoio aos pastores que pontuam a paisagem, reativando as morfologias genuínas do lugar.

Créditos fotográficos: Damião Santos
Fotos semelhantes

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com a app da homify!

FAÇA DOWNLOAD DA APP GRÁTIS
Não, obrigado